segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tagged under: , , , , ,

JavaOne Brasil 2010 + EasyJava: Duas Boas Novidades!

Tradicionalmente ocorrendo em San Francisco, California, o JavaOne há vários anos é o principal evento da tecnologia Java. Reune grandes nomes e empresas, sempre com novidades e lançamentos importantes. Tive a satisfação de estar presente em 3 edições, 2005, 2008 e 2009, as duas últimas fazendo a cobertura do evento aqui mesmo no blog do JavaBahia.

Em épocas de incertezas quanto ao futuro do Java, e de questões polêmicas como o processo da Oracle contra a Google e, mais recente, a noticia da descontinuidade da implementação da JVM feita pela Apple, temos duas novidades bem empolgantes: a realização do primeiro JavaOne Brasil (7 a 9/12, em São Paulo) e o lançamento da revista EasyJava, on-line e gratuita, destinada a desenvolvedores iniciantes, já divulgada no último post. O JavaBahia tem o maior orgulho de fazer parte desses dois momentos.

No JavaOne Brasil, como membro do Comitê de Análise, junto com outros brasileiros atuantes na comunidade, um trabalho gratificante, mas nada fácil: selecionar quase 30 palestras dentre mais de 150 submissões. Confira as palestras da Oracle e as aprovadas no Call For Papers. Tem muita coisa boa e as inscrições ainda estão abertas. Imperdível!

Na revista EasyJava, dividi um artigo com os Java Champions Fabiane Nardon e Bruno "JavaMan" Souza sobre a história do Java, recheado de depoimentos super interessantes. Levamos alguns meses (obrigado ao editor, Eduardo Spínola, pela paciência!), mas ficamos muito satisfeitos com o resultado. E a revista está muito legal, parabéns à DevMedia e muitos anos de vida a EasyJava!

Um adendo: Temos acompanhado o esforço da Oracle em escutar a comunidade Java em geral, em especial a do Brasil. Sabemos da importancia da tecnologia (linguagem e plataforma) Java em nosso mercado - e em nossas vidas - e vamos continuar trabalhando e torcendo para que ela continue evoluindo e interoperando.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tagged under: ,

Acaba de ser lançada a Easy Java Magazine


O novo lançamento da DevMedia, editora parceira do JavaBahia. A edição 1 da EasyJava está disponível gratuitamente para acesso on-line. Seu artigo de capa - elaborado por Bruno Javaman Souza, Fabiane Nardon e Serge Rehem - conta a história do Java e apresenta depoimentos de vários brasileiros.
Disponível nesta edição:
  • A História da tecnologia Java
  • Programação orientada a objetos com Java
  • Trabalhando com texto em Java
  • Utilizando Collections
Acesse em:
http://www.devmedia.com.br/post-18452-Revista-Easy-Java-Magazine-1.html