sábado, 31 de agosto de 2013

Tagged under:

JavaBahia e Linguágil no Cassandra Trip Brasil

O Cassandra é um banco de dados NOSQL orientado à família de coluna que nasceu para resolver problemas com aplicações que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade. Ele nasceu no facebook e hoje vem sendo usado intensamente por empresas dos mais variados portes, tais como Netflix, Twitter, Instagram, HP, IBM, dentre muitas outras. Um fator importante que vale ser citado é a sua adoção crescente inclusive em mercados mais conversadores tais como, instituições financeiras e agências governamentais como a NASA.
Com o intuito de divulgar essa idéia aqui no Brasil foi criado o Cassandra Trip Brasil, um evento com duração de uma semana, entre os dias 2 até 6 de setembro, sendo que cada dia será apresentado em uma cidade diferente. As cidades que sediarão esse evento serão:
  • 2 de Setembro, segunda-feira, Campinas
  • 3 de setembro, terça-feira, São Paulo
  • 3 de setembro, terça-feira, Online para todo o Brasil
  • 4 de setembro, quarta-feira, Florianópolis
  • 5 de setembro, quinta-feira, Brasília
  • 6 de setembro, sexta-feira, Salvador
O evento contará com o palestrante internacional Ben Covertson que hoje faz parte do time da DataStax, empresa que mantém o banco de dados Cassandra.
O JavaBahia e o Linguágil farão parte desse evento aqui no Brasil, fazendo o encontro técnico dos grupos como parte do circuito. O encontro acontecerá na Estácio/FIB.
  • Data: 6 de setembro, Serça-Feira
  • Horário: 18:30
  • Cidade: Salvador
  • Local: Estácio/FIB Auditório do Andar G1
  • Endereço: Rua Xingu, nº 179 - Jardim Atalaia/STIEP CEP: 41770-130
Para saber mais do evento e os endereços das outras cidades que também farão parte do Trip e inscrições: http://otaviojava.github.io/cassandra-trip-brasil/

Apoio:

Estácio FIB

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tagged under: , , , ,

Certificados PDF - Envio automático por email via Internet

Desde comecei a organizar eventos, quando assumi a liderança do JavaBahia em 2005, a emissão e entrega de Certificados de Participação sempre foi um calo em nosso pé, num sapato apertado. Produzir a arte, coletar os nomes, imprimir (e arcar com esses cu$to$) a mala direta e entregar corretamente a cada um dá um trabalhão.

Com o passar do tempo, a entrega via e-mail em formato PDF passou a ser uma alternativa interessante, mas carecíamos de um faciltador para essa tarefa. Pensando nesse problema comum a todos os JUGs (Java User Groups), o saudoso Felipe Gaúcho (CEJUG) criou o projeto Footprint. Cheguei a trocar ideias com ele e fazer modestas contribuições, e o Footprint resolveu parte dos meus problemas.

Recentemente, os amigos Bruno JavaMan Souza e Eduardo Lima, ambos ex-Sun, encontraram meu nome na lista de contribuidores. Eduardo trabalha com educação e vem sofrendo do mesmo problema que eu relatei no início do texto. Ele tentou o Footprint, mas teve dificuldade por não ser da área de desenvolvimento. Foi aí que eu me dei conta: O Footprint é um ótimo projeto para quem se vira bem com programação e código, mas não ajuda muito as "pessoas normais".

Com a onda crescente de computação em nuvem, tive a seguinte ideia: Porque não disponibilizar um serviço em nuvem que seja simples e fácil de utilizar? Desenferrujei meus conhecimentos de Groovy, Google Appengine e Gaelyk e coloquei a mão na massa. O resultado é o Certificados PDF versão Beta que disponibilizei em http://certificadospdf.appspot.com. No site eu busquei explicar o funcionamento, que envolve apenas 3 passos.

Espero que usem, gostem, critiquem, comentem e sugiram. E compartilhem para que outras pessoas com a mesma necessidade possam ser beneficiadas.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tagged under: , , ,

Cassandra Trip Brasil






      O Cassandra é um banco de dados NOSQL orientado à família de coluna que nasceu para resolver problemas com aplicações que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade. Ele nasceu no facebook e hoje vem sendo usado intensamente por empresas dos mais variados portes, tais como Netflix, Twitter, Instagram, HP, IBM, dentre muitas outras. Um fator importante que vale ser citado é a sua adoção crescente inclusive em mercados mais conversadores tais como, instituições financeiras e agências governamentais como a NASA.


    Com o intuito de divulgar essa idéia aqui no Brasil foi criado o Cassandra Trip Brasil, um evento com duração de uma semana, entre os dias 2 até 6 de setembro, sendo que cada dia será apresentado em uma cidade diferente. As cidades que sediarão esse evento serão:
  • 2 de Setembro, segunda-feira, Campinas
  • 3 de setembro, terça-feira, São Paulo
  • 3 de setembro, terça-feira, Online para todo o Brasil
  • 4 de setembro, quarta-feira, Florianópolis
  • 5 de setembro, quinta-feira, Brasília
  • 6 de setembro, sexta-feira, Salvador

   Na terça-feira também acontecerá o web-cast aberto para todo o Brasil.

    O evento contará com o palestrante internacional Ben Covertson que hoje faz parte do time da DataStax, empresa que mantém o banco de dados Cassandra.



    Com o intuito de compartilhar experiência, tirar dúvidas, ajudar a divulgação do banco Cassandra aqui no Brasil, foi criado o Grupo Cassandra Brasil via Google Groups.