terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Tagged under:

ITA oferece 10 cursos EAD e em português gratuitos

Javeiros,

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está oferecendo cerca de 10 cursos de GRAÇA e em PORTUGUÊS pela plataforma do coursera, os cursos estão sendo ministrados por instrutores muito bem capacitados.

O que é o ITA?

Criado em 1950, o ITA é o instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Mantém cursos de graduação em engenharia (Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Aeroespacial), especialização, extensão e pós-graduação stricto sensu (Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado).

Quais são os cursos?

- Introdução ao Controle de Sistemas

Resumo: Este curso apresenta os principais conceitos do controle de sistemas e mostra suas vantagens e importância para a sociedade moderna. Você vai entender o que é o controle de sistemas e como o controle com realimentação funciona, e passará a perceber a sua presença em diversas situações em seu dia-a-dia, na natureza, no corpo humano e em diversos dispositivos, desde os mais simples até os mais complexos.

Você vai perceber a necessidade de modelos teóricos para a análise e o projeto do controle de sistemas e aprenderá como verificar se um sistema atende a determinados requisitos de desempenho. Você também aprenderá como projetar um controle simples de modo a obter o melhor desempenho possível de um sistema de controle. Este é apenas o primeiro passo em direção a um vasto campo do conhecimento e lhe dará a base e a segurança necessárias para avançar em seus estudos no maravilhoso mundo do controle de sistemas.

Instrutores: Jackson Paul Matsuura e  Rubens Junqueira Magalhães Afonso


- Controle Usando a Resposta em Frequência

Resumo: Neste curso você aprenderá a obter  a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) e a usá-la para projetar controladores que atinjam requisitos de reposta transitória e em regime estacionário. Você aprenderá a obter o diagrama de Bode a partir de dados de amplitude e fase de entradas e saídas senoidais. Também será capaz de esboçar o diagrama de Bode de um sistema dada a sua função de transferência. Outrossim, será capaz de representar a resposta em frequência na carta de Nichols-Black.

A fim de se determinar a estabilidade do sistema, você aprenderá a aplicar o critério de Nyquist, que faz uso da resposta em frequência em malha aberta e permite determinar se um sistema será estável em malha fechada. Ao fim do curso, você será capaz de projetar controladores com dinâmica, isto é, com polos e zeros, portanto mais complexos do que um simples ganho de realimentação. Essa flexibilidade permitirá que você projete controladores para satisfazer simultaneamente requisitos de sobressinal e tempo de resposta que seriam impossíveis de atender com um simples ganho. Também poderá com isso alterar as características da resposta em regime estacionário, aumentando as constantes de erro sem alterar (muito) a resposta transitória.

Por fim, você aprenderá a projetar controladores do tipo PD, PI e PID, que estão entre os mais disseminados em aplicações de engenharia de controle.

Instrutores: Jackson Paul Matsuura e  Rubens Junqueira Magalhães Afonso


- Arquitetura de Software em Projetos Ágeis

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, produzindo software de qualidade devido ao uso de técnicas ágeis mais automatizadas; mas você talvez ainda sinta necessidade de organizar o software desenvolvido segundo aspectos arquiteturais, tornando-o mais flexível para mudanças e evolução.

O objetivo deste curso é expor você a conceitos e técnicas para modelar e evoluir, de forma ágil, a arquitetura do software sendo desenvolvido.

Os conceitos apresentados neste curso no contexto da programação Java incluem o seguinte: conceitos de arquitetura de software; conceito de dívida técnica; uso de arquiteturas de referência e padrões arquiteturais; identificação de desafios técnicos; prototipação focada na demonstração da arquitetura; arquitetura de testes; identificação e planejamento do "momento mais responsável"; planejamento de tarefas de arquitetura; "spikes" de projeto e de arquitetura; "walking skeleton"; gerência da dívida técnica; monitorando atributos de qualidade; inspec'ão contínua.

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de reestruturar em termos arquiteturais e implementar partes da aplicação Web final com o componente de gamificação enriquecido constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, aplicando onde apropriado as técnicas e conceitos apresentados neste curso.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- Controle de Sistemas no Plano-s

Resumo: Após esse curso você será capaz de esboçar o Lugar Geométrico das Raízes (LGR - Root Locus) do denominador da Função de Transferência em Malha Fechada a partir dos polos e zeros da Função de Transferência em Malha aberta.
Você também será capaz de projetar controladores de avanço de fase para atender simultaneamente requisitos de desempenho de amortecimento e de velocidade da resposta. Você também será capaz de projetar controladores de atraso de fase para atender requisitos de erro em regime permanente sem alterar as características de estabilidade e da resposta transitória do sistema. Você verá que os controladores PD e PI podem ser considerados como casos especiais dos controladores de avanço e de atraso de fase e verá também que você pode combinar os dois tipos de controladores em controladores de avanço e atraso de fase ou em controladores PID.
Por fim você será capaz de modelar o efeito do atraso de transporte em um sistema com realimentação e de contrapor esse efeito projetando um controlador ou fazendo ajustes em um controlador já projetado.
Desso modo dado um sistema linear e invariante no tempo e requisitos de amortecimento, velocidade e erro em regime permanente você será capaz de projetar um controlador que fará com que o sistema em malha fechada atenda simultaneamente a esses três tipos de requisitos.
E você aprenderá tudo isso usando o MATLAB, uma ferramenta computacional extremamente útil para a análise, projeto e simulação de sistemas.

Instrutores: Jackson Paul Matsuura e Rubens Junqueira Magalhães Afonso


- Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em lidar com cenários mais complexos, onde é difícil desenvolver software com código de qualidade com flexibilidade suficiente para facilitar a implementação de mudanças repentinas de requisitos. 

O objetivo deste curso é oferecer a você um aprofundamento em técnicas de programação orientadas a objetos pelo uso de padrões de projeto no contexto de desenvolvimento ágil.

Os conceitos apresentados neste curso no contexto da programação Java incluem o seguinte: compreendendo padrões de projeto; tipos básicos de padrões de projeto; reúso através de herança ( Null Object, Template Methode e Factory Method); delegando comportamento com composição (Strategy, Bridge, State e Observer); composição recursiva (Composite e Chain of Responsibilities); envolvendo objetos (Proxy, Decorator e Adapter); estratégias para objetos (Static Factory Method, Singleton, Builder e Abstract Factory); modularização (Dynamic Object Factory, Service Locator e Injeção de Dependência); adicionando operações (Command, Double Dispatch e Visitor); gerenciando muitos objetos (Facade, Mediator e Flyweight); outros tipos de padrões de projeto..

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar partes da aplicação Web final com o componente de gamificação enriquecido constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, aplicando onde apropriado alguns dos padrões apresentados neste curso durante a refatoração na prática TDD.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- Desenvolvimento Ágil com Java Avançado

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos e TDD exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas para Web e com dados armazenados em banco de dados, bem como em aplicar conceitos mais avançados de Java.

O objetivo deste curso é enriquecer sua experiência com conceitos avançados de Java, programação de aplicações Web e acesso a banco de dados no contexto de modelagem ágil.

Os conceitos apresentados neste curso no contexto da programação Java incluem o seguinte: APIs fundamentais do Java: tipos genéricos, reflexão e anotações; expressões lambda do Java 8; aplicação Web com Java: Java Servlets, páginas JSP, padrão MVC e teste de aplicação Web com Selenium; e acesso a banco de dados em Java: JDBC, desenvolvimento de aplicação empresarial e testes com DBUnit.

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar de modo ágil uma versão inicial da aplicação Web em associação com o componente de gamificação constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, com base nas boas práticas exercitadas neste curso.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos, TDD e conceitos avançados de Java aplicados à Web e banco de dados exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em planejar e gerenciar o desenvolvimento das aplicações com base em modernas práticas de modelagem ágil.

O objetivo deste curso é expor você às principais técnicas e princípios de desenvolvimento ágil, em especial aos que se popularizaram pela sua utilização no framework Scrum e na metodologia XP (Extreme Programming). Apresentamos o Scrum&XP, uma combinação apropriada do framework Scrum com a metodologia XP – Extreme Programming, sem no entanto afirmar que você estará aprendendo tudo sobre Scrum ou sobre XP.

Os conceitos apresentados neste curso incluem o seguinte:

* Manifesto ágil e princípios de desenvolvimento ágil

* Requisitos de software na forma de user stories e backlog de produto

* Eventos e reuniões do Scrum&XP: Sprint, Sprint Planning, Planning Poker, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective, TDD e Programação em Pares

* Papéis do Scrum: Product Owner, Time de Desenvolvedores e Scrum Master

* Tarefas, Sprint Backlog, Quadro de Tarefas e Diagrama Burndown

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar de modo ágil um sistema que incorpora um componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão do Programa de Cursos Integrados, com base nas boas práticas ágeis exercitadas neste curso com o Scrum&XP apresentado.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- Técnicas Avançadas para Projeto de Software

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, produzindo software de qualidade e flexível o suficiente para facilitar a execução de mudanças repentinas de requisitos; mas você talvez ainda sinta necessidade de aplicar técnicas mais avançadas e automatizadas para agilizar o desenvolvimento de código de produção e de testes.

O objetivo deste curso é expor você a conceitos e técnicas mais avançados que estendem e fazem uso do TDD de forma mais prática e automatizada para projetar software com maior nível comprovável de qualidade.

Os conceitos apresentados neste curso no contexto da programação Java incluem o seguinte: padrões de passos no TDD; Acceptance TDD (ATDD); desenvolvimento guiado pelo comportamento (BDD – Behavior-Driven Development); aplicando padrões de projeto por meio do TDD; refatoração para padrões de projeto; refatorando código de teste; boas práticas ao criar casos de testes; técnicas automatizadas para avaliação do código Java.

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar partes da aplicação Web final com o componente de gamificação  enriquecido constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, aplicando onde apropriado as técnicas e metodologias apresentadas neste curso.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, com método e organização graças às boas práticas e princípios exercitados no curso anterior; mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas usando técnicas ágeis, como o desenvolvimento guiado por testes (TDD). 

O objetivo deste curso é expor você aos princípios e práticas de desenvolvimento guiado por testes, tanto para modelar quanto para desenvolver aplicações e componentes de software, sem abandonar os conceitos e princípios de orientação a objetos aprendidos no curso anterior. De fato, pregamos que tais conceitos e princípios fortalecem o emprego do TDD no desenvolvimento ágil de software com mais qualidade. Este curso terá um grande foco em atividades hands-on, permitindo a você captar todos os aspectos práticos da técnica e facilitar a sua aplicação quando estiver projetando e desenvolvendo software de maneira ágil nos próximos cursos.

Os conceitos de desenvolvimento de software com Java apresentados neste curso incluem o seguinte: revisão de testes de unidade; automação de testes; desenvolvimento guiado por testes; ciclo do TDD; refatoração de código de produção; ciclo de refatoração; uso de objetos stubs e mocks; boas práticas no TDD; modelagem de software por meio do TDD.

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar, agora usando o TDD, versões modificadas e estendidas do componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão da Especialização, com base nas boas práticas exercitadas neste curso.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


- Orientação a Objetos com Java

Resumo: Neste curso, assumimos que você já sabe desenvolver programas pequenos em Java, mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas mais complexos com método e organização. 

O objetivo deste curso é fazer você compreender os princípios de orientação a objetos por meio da linguagem Java e saber como eficientemente aplicar esses princípios na prática quando projetando e desenvolvendo software de maneira ágil. Os conceitos discutidos e experimentados por você neste curso serão a base para você poder compreender os novos conceitos apresentados nos cursos seguintes desta especialização.

Os conceitos Java apresentados neste curso incluem o seguinte: revisão de conceitos básicos de orientação a objetos, tais como classes, objetos, métodos e atributos, variáveis de instância e de classe; responsabilidades, colaborações e cartões CRC; testes de unidade, uso de plataforma IDE como o Eclipse; herança, classes concretas e abstratas, interfaces, modificadores de acesso, encapsulamento, métodos de acesso; aprofundamento nos conceitos de polimorfismo, sobrecarga e sobreposição; associação de classes, agregação e composição; exceções, delegação e acoplamento abstrato. Em seguida, vocês serão apresentados aos principais princípios usados para organizar o desenvolvimento de programas orientados a objetos com qualidade, dentre os quais, os princípios "Tell, Don't Ask!" e "Law of Demeter". Sempre que conveniente, cada conceito será representado por meio de diagramas  UML. Você será exposto a propriedades e anotações em Java.

Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que você será capaz de implementar versões iniciais do componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão da Especialização, com base nas boas práticas exercitadas neste curso.

Instrutores: Clovis Fernandes e Eduardo Guerra


Bem, espero encontrar vocês no curso de TDD. Só uma observação os cursos são de graça, mas caso você queira gerar o certificado de conclusão terá que pagar uma taxa.

Abraços.

0 comentários: