terça-feira, 2 de junho de 2009

Tagged under: , ,

CommunityOne - Comunidades, Código Aberto e Nuvens


Pelo terceiro ano consecutivo o CommunityOne ocorre como uma espécie de aquecimento para o JavaOne. Um evento gratuito, com foco em compartilhamento de conhecimento e expansão das comunidades. A sessão de abertura do evento, o Keynote, tinha como tema Communities, Open Source Platforms, and Clouds. foi basicamente dividida em duas partes.

A primeira, teve como mestre de cerimônia o David Douglas, Senior Vice Presidente of Cloud Computing da Sun e foi totalmente dedicada a Cloud Computing, um assunto bastante vasto que este ano apareceu com força total. De soluções para armazenamento de dados a processamento distribuído “nas nuvens”, foram apresentados conceitos e exemplos reais que me levam a acreditar valer pena estudar mais sobre. Algumas dicas de por onde começar: Sun Cloud, a plataforma open source da Sun; Apache Hadoop, para construção de aplicações que necessitam intensivamente de processamento paralelo de dados; e Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), um serviço web que provê capacidade computacional redimensionável "nas nuvens".


Um momento de destaque: Foram chamados ao palco 4 Sun Campus Ambassadors, para contarem um pouco da sua experiencia. Chile, Indía, Coréia e Brasil. Na foto abaixo, à esquerda conhecido como "Tom Mix" da FEI, São Paulo. Aproveitando, para quem ainda não sabia, a Bahia também possui um embaixador da Sun, o Marlon Freitas, da UFBA.


O mestre de cerimônia da segunda parte foi John Fowler, Executive Vice President, Systems. Basicamente dedicada a nova versão do OpenSolaris OS. Destaque para o sistema de arquivos ZFS, Gostei especificamente da demo do ZFS Snaphots, que tira de tempos em tempos tira “fotos” de seus arquivos, cuja evolução pode ser vistar usando um controle visual tipo “Time Slider”. Como exemplo foi usada a imagem de um sapo: as várias versões do mesmo arquivo iam desde a época que ele era ovo, passando por girino, até chegar a um sapo adulto. Gostei também do SourceJuicer, um jeito fácil de fazer deploy de aplicações para o OpenSolaris, que por exemplo pode ajudar (e estimular) a portar para ele programas construídos para outros sistemas operacionais.

ZFS Snapshots

A partir daí foram mais de 70 sessões técnicas e laboratórios., divididos em 8 principais áreas temáticas: Cloud Platform, Free and Open, Mobile Development, Operating Systems and Platforms, RIAs and Scripting, Server-side Platforms, Social and Collaborative Platforms e Web Platforms. Com tanta coisa interessante é difícil escolher o que assistir (ainda bem que posteriormente que as apresentações ficam disponíveis on-line). Optei por focar em Web Platforms, principalmente em função da minha nova atribuição no Serpro liderando a equipe técnica do Framework Demoiselle, e Social and Collaborative Platforms, objeto de estudos filosóficos (em bazedral.blogspot.com) e aplicação prática no ambiente de desenvolvimento colaborativo do Serpro.

Assisti duas sessões de cada, interrelacionadas: Nas plataformas colaborativas e sociais: Developing Sleek and Collaborative Applications with Open Social and AJAX Push (Ted Goddard – ICEsoft / Chris Shalk – Google) e Social Networking with JavaServer Faces 2.0 Technology, Portlet 2.0, and AJAX Push (Ed Burns – Sun / Neil Griffin - Liferay). Duas abordagens ao mesmo tempo diferentes (Open Social x Portlet) e parecidas (AJAX Push) para aplicações inseridas no contexo das redes sociais. Na segunda gostei de conhecer o Liferay Portal, uma boa opção para construir por exemplo portais tipo iGoogle agregando serviços/mini-aplicativos de diversas naturezas, permitindo ainda (por causa do AJAX Push + JSF) a interação direta entre portlets rodando em diferentes browsers (como foi mostrado numa demonstração bem legal de um chat). Nas plataformas web: Secure Web Services in Time for Tea, Using Metro and OpenSSO (Johnatan Scudder - Veritas) e Metro Web Services, NetBeans IDE, Glassfish Application Server, and OpenSSO in Action with Amazon S, Azure and Office (Harold Car - Sun). Ambas focando soluções de segurança para acesso a WebServices, me chamou atenção a aparente facilidade do uso do Metro (que inclusive permite operar serviços Java com .NET) e do OpenSSO, que cuida da camada de segurança deixando o desenvolvedor de serviços web focado nas questões de negócio. Está ficando mais fácil construir Aplicações distribuídas interoperáveis, com segurança federada, exigindo Single Sign-on.

Sessão Técnica sobre Open Social e AJAX Push

No meio da tarde foi aberto o Pavilhão, então aproveitei para dar uma circulada e um pulo no Java.net Community Corner, onde tem um espaço de encontro dos JUGLeaders. Encontrei novamente Aaron Houston, coordenador mundial dos JUGs e conversei com alguns outros JUGLeaders. Depois, assisti mais duas sessões. Tips and Tricks for Starting and Mantaining a Successfull User Group in Your Community (Kevin Nilson – Sillicon Valey Web JUG / Michael Van Ripper - Krillion), uma apresentação legal, com diversos depoimentos fornecendo dicas de como criar e manter um grupo de usuários. Dica unânime era o “Provide Food” - forneça comida (em geral, pizza - :-D ). Descobri que agora existe o Google Technology User Group, focado nas tecnologias criadas pela Google. Depois assisti de novo (não me canso...) o brilhante Simon Phipps na sessão The Third Wave of Open: Open Source and Business Models, que fez um breve histórico do movimento open source, com alguns exemplos ao redor do mundo, e uma análise do modelo de negócios open source usado pela Sun, não mais focados em licença (tipo: Você aga, instala, usa e recebe (será?!) suporte quando precisar) mas sim em serviços agregados (tipo: Você faz download, experimenta/prototipa, coloca em produção e se quiser serviços agregados como suporte a defeitos, contrata).

Área dos JUGs no java.net. No centro Aaron Houston

Ao final do dia vários JUGLeaders se encontraram para um jantar num restaurante chinês especialista em comida apimentada (até pra um baiano tinha umas bem fortes!), depois umas cervejas no The Chieftain. É um momento legal onde a gente conhece gente de tudo que é canto (convesei com polonês, filipino, francês, norte americano, indiano) e diminui as distâncias entre os grupos de usuários Java que existem pelo mundo.

Mauricio Leal (Sun), eu, Magno Oliveira (RioJUG) e Clayton Chagas (IME/RJ)

Confira mais fotos no PicasaWeb do JavaBahia:

0 comentários: