sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tagged under: , ,

JavaOneBrasil Ultimo dia

Terceiro e ultimo dia

No terceiro e ultimo dia desse grande evento foi marcado pela presença do grupo do JavaBahia tendo uma reunião e também fazendo uma palestra sobre o demoiselle 2.0. Durante esse dia tiveram alguns temas importantes como:


Ginga e a interatividade da Televisão brasileira: Uma palestra muito legal que falou do quadro geral de como anda a televisão digital brasileira. Hoje as maiores emissoras de televisão já testaram e acreditam que é tendência para o futuro o que precisa atualmente é mão de obra e know how para desenvolver software para o ginga. Dados recentes mostram que cada dia mais existe interação da televisão com a internet. O e-commerce na televisão tende a crescer e muito, isso permitirá a compra de produtos via televisão, compra através de um comercial e até mesmo uma loja de aplicativos para a televisão digital.

Demoiselle 2.0: Um framework open source brasileiro que visa a integração entre outros frameworks através do uso de padronização fazendo com que não se esteja amarrado a nenhuma empresa ou framework. A grande novidade da versão 2.0 que pretende ser lançada ainda no final desse ano é a utilização dos recursos com o JEE6 como base sendo assim você poderá utilizar todos os frameworks que sigam essa especificação mais comentada no mundo java atualmente.

Dicas sobre Java EE6: Essa palestra foi conduzida por Anderson Lemos, Dr Spock, que esteva na primeira edição do linguágil falando sobre o jsf. Nessa palestra ele compartilha experiência, truques e macetes.

Implementando LWUIT na JavaTV: Nesta palestra foi apresentado o componente gráfico para o ginga que roda em cima do Ginga-J,versão em java do ginga, o lwuit veio do ambiente gráfico do jme, mas eles são diferentes a começar, por exemplo, pelo pacote além de outras funcionalidades.

Servlet 3.0: Na apresentação do servlet 3.0 foi apresentado de uma maneira bastante legal com o Bruno Sousa, javaman brasileiro, interpretando o Juggy, mascote da comunidade java, como ventrículo. Arun Gupta para demonstrar as novas funcionalidades dizia um bordão muito legal ao Juggy “Juggy agora você pode usar seu bico para comer e não programar” foi apresentado novas funcionalidades do servlet além de recursos bastante interessante do netbeans 7.0 beta que automatizada bastante o processo braçal deixando o desenvolvedor mais próximo da lógica de negócio.

Php: Apesar de ser difícil de acredita esse trecho fala sobre php a linguagem rodando dentro de um container Java EE, isso mostra a grande tendêcia do java a não rodar apenas o java. Existem hoje milhares de linguagens que teve origem no java e/ou rodam no java, como por exemplo, muitas linguagens dinâmicas como Jruby, groovy, Jython etc.


Teve uma reunião do grupo do JavaBahia em que os participantes que estavam no evento discutiram meios para melhorar a comunicação entre a comunidade, crescer o movimento ainda mais na Bahia e descentralizar de Salvador. A equipe pretende depois do evento fazer uma reunião e falar o que houve no JavaOneBrasil e em seguida discutir ideias para o JavaBahia para o próximo ano. Está muito cotado que o evento seja no Serpro na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, de 10 às 12 horas.




No encerramento foi feito uma apresentação sobre o tema do JavaOne de São Franscico, local aonde ocorre o evento principal do javaone, falando sobre o desenvolvedor do futuro realizado por Bruno Sousa e por Fabiane Nardon em que eles entravam numa máquina do tempo feito pelo Juggy, mascote da comunidade java, e viajavam para 2020 e diziam qual serão as tendências desse ano e aqueles que saírem na frente obterão vantagens.

  1. TeleTrabalho-Se refere aos trabalhos realizados fora do emprego vendo que os desenvolvedores não estão motivados todos os dias dentre o período de trabalho e as empresas ganharão muito com isso além de deixar os funcionários mais satisfeito diminuindo a rotatividade.

  2. Metodologia Ágeis- A interação entre as equipes e a utilização de métodos mais dinâmicos já que o programador não trabalha apenas com o código, mas visam um produto final a ser entregue a um cliente.

  3. Linguagens Dinâmicas- Um grande números de palestras existentes no JavaOne no Brasil foi o uso de linguagens dinâmicas. De modo que facilitem cada vez mais a programação deixando o desenvolvedor mais preocupados em desenvolver o produto, fazendo que cada dia mais a programação chegue mais próxima a linguagem humana, alem de praticamente todas as linguagens de programação rodarão em cima da máquina virtual do java.

  4. Novos dispositivos- Com a miniaturização existem diversos dispositivos sendo criados, além do aumento do poder computacional nos mini dispositivos deixando uma gama de possibilidade de desenvolvimento futuramente indo até mesmo para programas biométricos.

  5. Computação nas nuvens- Um tema certamente muito discutido nos dias atuais cada dia mais com com o baixo custo do armazenamento e do poder computacional as empresas tendem a utilizar esses serviços.


E é com grande satisfação que todos aqueles que participaram do evento javaOneBrasil estão muito felizes com o resultado do evento, talvez não foi esperado um número tão grande de pessoas por parte da organização e por isso se tiveram problemas em relação a estrutura e toda a logística do evento, mas acredito que nos próximos serão mais organizado, além desse evento crescer e muito o número de participante. A expectativa que no ano que vem haja uma participação ainda maior por partes das comunidades de todo o Brasil e cada ano o evento fique cada vez melhor.


Fotos:







0 comentários: