segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Tagged under:

JVM Links (#02)




1. Linguagens da JVM: Kotlin

=> O Ivan Queiroz lançou mais um post no seu blog dessa vez mostrando um pouquinho da Linguagem Kotlin que foi desenvolvida pela galera da JetBrains e tem ganhando bastante espaço no mundo mobile para o desenvolvimento de aplicações Android. Se você acha que JVM é somente Java vale apena ler esse post e acompanhar as novidades que vem por aí!

link: http://blog.ivanqueiroz.com/2017/01/linguagens-jvm-kotlin.html

2. VAMOS FALAR DE PADRÕES NOSQL [Q&A]

=> Post do Otávio Santana explicando o valor da especificação JNOSQL, se você curti bancos de dados NoSQL ou ta curioso sobre eles vale apena ler. [E tá valendo apena também enviar seu trabalho para o NoSQL-BA](http://javabahia.blogspot.com.br/2017/01/abertas-as-chamadas-de-trabalho-para-o.html) que está vai acontecer em Março aqui em Salvador. O Evento conta com a participação da propria especificação JNOSQL e de algumas comunidades do estado como: JavaBahia, PythonBA e GDGSSA.

link: https://otaviojava.wordpress.com/2017/01/12/jnosql_q__a/

3. Spring Security, Spring JPA e o JAVAEE

=> Semana passada um amigo me perguntou se eu já tinha utilizado o Spring Secuirty em projetos JavaEE, falei que sim e ele me perguntou como se fazia essa junção (quem trabalha com JavaEE está mais acostumado a utilizar a espeficicação JAAS em projetos). Aconte que o Alberto Souza já fez um texto muito bom explicando esse processo, recomendo leitura.

link: https://domineospring.wordpress.com/2015/07/27/spring-security-spring-jpa-e-o-javaee/

4. Java 8 Streams API: Manipulando coleções de forma eficiente

=> Ainda está passando por dificuldades para entender a API Streams do Java 8? Então tire um tempinho para da uma lida nesse texto do Carlos Alberto.

link: http://www.devmedia.com.br/java-8-streams-api-manipulando-colecoes-de-forma-eficiente/37630

5. Autenticação REST OAuth2 em Java com Apache Oltu

=> João Paulo Sossoloti fez um post muito interessante no blog da Caelum falando sobre autenticação REST OAuth2, aplicações REST estão em alta hoje em dia, entender como funciona OAuth2 é muito importante para a segurança de suas aplicações. Se você está estudando REST ou planeja aprender REST ler esse texto é uma boa porta de entrada.

link: http://blog.caelum.com.br/autenticacao-rest-oauth2-em-java-com-apache-oltu

BÔNUS. Vindo morar e estudar na Irlanda

=> Nesse texto Willian Justen nós conta como é morar fora do Brasil e como isso pode te ajudar a estudar, o legal desse texto é que você pode ver como o inglês influencia o dia a dia de um desenvolvedor.

link: https://willianjusten.com.br/vindo-morar-e-estudar-na-irlanda/

0 comentários: