quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tagged under:

JavaOne, aí vou eu!

Para quem gosta de Java, o JavaOne é um evento diferenciado. Nunca vi tanta gente (de 15 a 20.000 pessoas) junta em volta de uma tecnologia, durante 4 dias. Estou indo pela segunda vez, agora com a agradável missão de blogar sobre o evento para o JavaBahia. Na 6a-feira estou a caminho de San Francisco...

Isso me faz lembrar o ano de 2005, especial para mim. Em maio, foi disponibilizada na página da Receita Federal do Brasil (RFB) a primeira versão do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sob a minha liderança (no ano anterior, participei como desenvolvedor da equipe mista RFB/Serpro que construiu a primeira versão do IRPF Java). Em abril, apresentei o IRPF Java no CaféBrasil, evento internacional que ocorreu em Brasília. Lá, estive com outros colegas do Serpro em reunião com nada menos que James Gosling, considerado o pai do Java, que pôde conhecer mais sobre essa importante aplicação do governo brasileiro.


Serge, James Gosling, Elizier e Leonardo (atual líder da equipe IRPF), no CafeBrasil 2005

Em junho, fruto da repercussão causada pelo Duke's Choice Award recebido pelo IRPF Java em 2004, fui ao JavaOne com a missão de apresentar o aplicativo junto com Bruno "JavaMan" Souza, então consultor do projeto. A TS-1453 foi a única Technical Session Brasileira em 2005, a minha primeira apresentação em inglês. O mais difícil foi conversar com Bruno sobre a apresentação (ele não pára durante todo o evento!), o que conseguimos fazer na hora do almoço, umas 2 horas antes do início.


Bruno, Juggy (mascote mundial das comunidade de usuários Java) e Serge

Durante os dias pude assistir a diversas palestras interessantes, conversar com pessoas de várias partes do mundo e também com brasileiros importantes na comunidade Java. Esse post é pequeno para falar de tanta experiência, então vou economizar para falar do JavaOne 2008. Abaixo uma foto com a "delegação brasileira" (na verdade, esse são alguns). Não dá para citar o nome de todos, então quero destacar a Fabiane Nardon, de rosa claro, segurando o Duke's Award que recebeu em 2005 representando o time de desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo, e Júlio Shinzato (o primeiro em pé, à direita), líder e principal arquiteto da primeira versão do IRPF Java, além de meu parceiro de viagem.


Brasileiros no JavaOne 2005

Bom, ainda deu para dar um passeio com Júlio pelo Sul da Califórnia e apreciar um pouco da bela região. Depois da volta do JavaOne continuei mantendo contato pessoal e profissional com Bruno. Graças ao seu incentivo (pra não dizer, insistência!), conheci Ulisses Telemaco (JavaRN e JEEBrasil) e junto com ele assumimos a liderança do JavaBahia (com o aval, é claro, dos seus fundadores). De lá para cá, muitas palestras e eventos realizados, boas amizades construídas e histórias interessantes para contar. No Serpro, também muitas mudanças (assumi a gerência da equipe, hoje com quase 90 pessoas), mas o vínculo com Java sempre firme, embora o tempo de codificação tenha se reduzido bastante...

Nesse 30 de abril de 2008, quando encerramos mais um prazo de entrega com sucesso do IRPF (números ainda não oficiais: cerca de 24 milhões de declarações transmitidas, mais de 16 milhões feitas no IRPF Java!!!), começo a entrar no clima do JavaOne 2008. Se você não pôde estar presente esse ano, está convidado a acompanhar essa viagem junto comigo nos próximos posts. Até!

0 comentários: