quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tagged under: , , , ,

Applets – O Retorno: A nova geração dos Plug-ins Java

Aprenda sobre o novo Java Plug-in com exemplos práticos em Java e JavaFX
Por: Serge Rehem e Ulisses Telemaco

Meio “esquecidas” entre a tantas novidades no mundo RIA (Adobe Flash/Flex/Air, Microsoft Silverlight, JavaFX, ...), a nova Arquitetura de Plug-ins pode colocar novamente as Applets como opção a ser considerada. Elas podem ser utilizadas para o desenvolvimento desde pequenos componentes a serem embutidos em páginas web tradicionais (como botões “estilizados”, animações ou gráficos) até aplicações mais completas (como o preenchimento de um cadastro ou questionário) similares a uma aplicação Desktop. A arquitetura atual oferece suporte a praticamente as mesmas vantagens destinadas às aplicações Java WebStart.

Iniciaremos relembrando a forma tradicional de construir Applets e mostrando um overview dessa tecnologia. Em seguida apresentaremos as principais novidades da nova arquitetura do Java Plug-in, mostrando exemplos práticos com Java e JavaFX testados em Windows, Linux e Mac OS. Veremos como o uso de JNLP - o mesmo formato destinado às aplicações Java WebStart - permite a customização de uma série de propriedades como, por exemplo, a seleção da JVM específica a ser utilizada, o uso de um espaço próprio de endereçamento para cada Applet, a possibilidade de fornecer parâmetros individuais para a JVM, a opção de mudar a imagem de fundo padrão do Java apresentada no momento de carga, entre outras. Uma das grandes novidades é a funcionalidade de “arrastar-soltar” que permite que uma Applet seja arrastada para “fora do navegador” fazendo-a executar de forma independente. Ao final, são apresentadas sugestões de leituras adicionais para aqueles que desejem maior aprofundamento no tema.

Quando nasceu o Java, há cerca 15 anos, os "mini-aplicativos" Java que rodavam no navegador eram seu "grande barato". Na época era comum a discussão "quem é melhor? Applets Java ou ActiveX da Microsoft?". Passado tanto tempo, até então praticamente nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu com as Applets (bom, quanto aos ActiveX, melhor nem falar...). O Java 1.6 update 10 veio para mudar radicalmente esse cenário, apresentando a nova geração dos plug-ins Java. Este artigo cobrirá as principais mudanças na arquitetura de plug-ins, mostrando com exemplos práticos que as Applets definitivamente estão de volta.

Veja abaixo o artigo na íntegra ou efetue o download do PDF.

View more documents from Serge Rehem.

1 comentários:

Otávio Gonçalves de Santana disse...

ótimo artigo.
Achei muito interessante principalmente por incluir o fx já que ele ainda é pouco falado.