sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tagged under: , , , , , ,

Código Elegante no Linguágil 2012




O Linguagil está chegando!

Talvez um dos cursos que mais vão interessar para nós da comunidade Java. Seja o Clean Como programadores, a primeira prioridade é criar código que funciona. Mas Infelizmente, código que simplesmente “funciona” não é suficiente. Ele precisa ser legível para outros programadores e até para vocês mesmo no futuro, desse modo é necessário fazer um código limpo.
Apesar de o conceito variar de acordo com o pensamento do programador, podemos resumir um código limpo em:
·         Simplicidade
·         Ausência de duplicação
·         Facilidade de leitura
·         Elegância
 Código com estas qualidades é fácil de manter, quebra o ciclo de decaimento / reescrita e nos dá valor verdadeiro e duradouro.
O objetivo do curso é estar esclarecendo um pouco sobre esse tema, com o Rogério Fontes.
Abaixo veja mais detalhes do curso:

Descrição do curso: Código Java Elegante (Rogério Fontes) As vezes deixamos os curtos espaços de tempo nos levar a criar códigos para ser entregues, baseado em pressão, estresses e demais situações. O que pode deixar o nosso código bastante ruim, e até mesmo pode fazer perdemos o nosso projeto, com infindáveis acertos no códigos e difíceis leituras para os mantenedores desses projetos. Com algumas técnicas simples podemos deixar nosso código limpo e pensar em que fazer para que os outros programadores possam entender nosso código e saber o que queríamos "expressar" nele. Temos que pensar como "nós autores de códigos escrevemos e o que as pessoas ao lerem nossos programas entendam e o façam como se estivessem lendo um livro" (Uncle Blob - Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship).
Vamos falar e dar exemplos: Como deixar seu código mais limpo e significativo. Como criar melhores funções. Se seu código é significativo e auto explicativo, porque comentários que não significam muito? Melhorando os tratamentos de erros no seu código. Usando TDD (Test Driven Development) e testes limpos para melhoria e refatoração do seu código limpo. Evolução do seu código para lermos como um livro (código limpo).


Mais informações em: WWW.linguagil.com.br

0 comentários: