sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Tagged under: , , ,

Qual a função de um JUG Leader?


Não tem um, não tem dois, não tem três e sim quatro JUGs Leaders (Popete, Eu, Jefferson e Ivan) a frente da comunidade Java Bahia. A foto acima foi em um evento que participamos onde praticamente fechamos a universidade e essa galera ficou com a gente até o final mesmo na falta de ônibus.

Ultimamente tenho notado algumas pessoas demonstrando curiosidade a respeito do cargo em que ocupo na comunidade e quando elas conversam comigo parecem não acreditar, me dão a impressão de que talvez eu não mereça o cargo ou que eu esteja usando ele pra me vangloriar. Andei pensando muito nisso ultimamente, será que essas pessoas realmente sabem qual a função de um JUG Leader?

A verdade é que não existe uma definição universal para o cargo, então todo mundo imagina que um JUG Leader é o ser mais provido de conhecimento Java em todo o universo, definição meio exagerada e por isso resolvi escrever esse texto para mostrar o meu ponto de vista.

Antes de qualquer coisa quero que você entenda que um JUG Leader é alguém apaixonado por Java, resposta simples, meia boca e que não serve para tirar as suas dúvidas, todavia é a mais pura verdade.

Em sua maioria acredito que somos sim os melhores desenvolvedores de nossas comunidades, mas nem só de conhecimento técnico vive um JUG por isso as verdadeiras habilidades de um JUG Leader está no poder da comunicação, colaboração e na organização da comunidade. Necessariamente não preciso ser o mais fodastico especialista do grupo, desde que eu consiga identificar membros capazes de compartilhar o seu conhecimento e apresentá-los à comunidade (esse ano buscamos mostrar que a comunidade está viva, que ela respira e ano que vem queremos ir atrás dessa galera, então fique a vontade para entrar em contato, a gente não morde).

Pra mim um JUG Leader deve agir como um facilitador conhecendo pessoas e apresentado pessoas porque na maioria das vezes que alguém fala a respeito de algum problema/dúvida/interesse nós conhecemos uma pessoa na comunidade ou de outra comunidade que pode ter uma resposta ou fornecer uma orientação.

O Fabio Velloso e o Otávio Santana (dois JUG Leaders e meus mentores) me mostraram que devemos ser eternamente “novatos”, apaixonados, pacientes (paciente isso pra mim é um pouco complicado, sou um cara um pouquinho ansioso) e incentivadores.

Pois é, não parece, mas o meu cargo tem mais a ver com mostrar as maravilhas do mundo Java do que ser um fodão especialista capaz de resolver problemas mirabolantes. Esses são apenas alguns dos meus pensamentos sobre o que é ser um líder JUG Leader, ou pelo menos o que aspiro ser. Se quiser ficar por dentro do que vem por aí não deixe de se inscrever no nosso meetup, na nossa lista de e-mail no blog e seguir a gente no twitter!

0 comentários: