segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tagged under:

JVM Links (#04)


Opa! Estão abertas as inscrições para o NoSQL-BA a maior conferência de banco de dados não relacionais do nosso estado, você vai ficar de fora dessa? Vamos contar com a presença de palestrantes de empresas como Amazon, Microsoft e Oracle, acesse o site do evento para maiores informações.
Esse post foi feito pelo João Reis para o Blog do VivaReal e é simplesmente sensacional. Vivemos em um mundo repleto de informações, expectativas e possibilidades. Embora muitas vezes sobrecarregados, nos sentimos motivados a começar algo novo todos os dias sem necessariamente finalizar o que ontem estava em nossas mãos. Você Consegue me dizer quantas vezes no ano passado você finalizou uma atividade antes de começar um novo? Quantas coisas você foi tocando em paralelo com aquela sensação de trabalhar, trabalhar e não ver resultado?
Indicado por: Mateus Malaquias
A JSR-371 é uma especificação nova do mundo Java que vai trazer mudanças interessantes para o desenvolvimento de aplicações MVC o Daniel Dias fez um exelente post explicando a diferença básica entre Action-Based e Component-Based além de criar uma aplicação passo a passo.
Indicado por: Mateus Malaquias
O modelo relacional é o tipo mais utilizado pela maioria dos bancos de dados mais populares do mercado, mas ao passar dos anos o volume de dados foi crescendo e a forma de se extrair informações foram se tornando cada vez mais custosas nesse modelo, o que levou a criação de novas técnicas como por exemplo utilizar datawarehouses para geração de relatórios, views materializadas etc. Além disso novas necessidades surgiram como escalabilidade, baixo tempo de leitura e resposta e flexibilidade de modelagem, esse novo ambiente fez com que algumas pessoas questionassem a forma de armazenamento de dados e desse pensamento surgiu o NoSQL (not only SQL).
Mas o que é o NoSQL? É melhor que o modelo relacional? Nesse post irei explicar o que acho importante saber sobre a tecnologia.
Indicado por: Ivan Queiroz
Nesse HANGOUT Achilles Froes bate um papo com Vagner Oliveria, administrador do TI na Bahia e Co-Leader do SQL Server BA, sobre a importância das comunidades no seu crescimento profissional.
Indicado por: Mateus Malaquias
Elder Moraes recentemente fez um post no blog do Sou Java informando que esses últimos dias foram movimentados dentro do JCP, abrindo excelentes oportunidades para a iniciativa Adopt a JSR.
Três JSR’s muito importantes entraram em “Public Review”. Quem sabe esse não é o momento que você estava esperando para se envolver com o futuro do Java?
Indicado por: Mateus Malaquias

0 comentários: