domingo, 12 de março de 2017

Tagged under: ,

O dia da mulher e uma reflexão sobre essa data...

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.
No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Podemos ver que ao longo da história, as mulheres não estão buscando apenas uma data onde possam receber homenagens ou flores, é um dia para reflexão sobre igualdade de gênero. Nós, do grupo Java Bahia, em nossas palestras incentivamos que as pessoas abandonem comportamentos machistas e preconceituosos, pois sabemos que existem mulheres talentosas e competentes tanto quanto homens. A questão do sexo, na nossa área, não é determinante para definir qualificação profissional. Dessa forma, para os homens, recomendamos que nos ajudem nesse processo de descontrução da imagem que uma mulher não pode ser capaz de ser boa profissional na área de TI que algumas pessoas insistem em defender. A vocês, mulheres, encorajamos que busquem seu espaço. Que se capacitem, que sejam fortes e apresentem opniões e argumentos que comprovem que vocês tem capacidade, talento, potencial como qualquer homem. Vivemos em um mundo onde exclusão de gênero, raça ou religião, tem gerado diversos problemas sociais e precisamos nos unir para combater esse mal.
Sabemos que existem grupos, como o PyLadies e o RailGirls cuja parte do trabalho é apoiar e fomentar o crescimento do interesse das mulheres no mundo da computação e achamos essa iniciativa bastante válida. Nos eventos do Java Bahia em 2016, infelizmente observamos uma participação bastante tímida das mulheres, mas esperamos que isso seja revertido em 2017, para isso, precisamos incentivar nossas colegas.
Uma forma que podemos ajudar a combater preconceito no ambiente de trabalho/acadêmico é evitando comentários que exponham nossos colegas, independente do gênero, raça ou religião. Esperamos que essa mensagem ajude na reflexão e que encorage mais mulheres a participarem no mundo da computação e no que elas entenderem que são capazes de fazer.
Para desmistificar um pouco essa histórica de que "lugar na mulher é na cozinha", compartilho o link que apresenta 10 mulheres importantes na história da computação. Dessas, acredito que a que mais ouvimos falar é Ada Lovelace que é conhecida como a primeira pessoa a criar um algoritimo.
Para quem se interessou sobre o tema, existem além dos grupos citados, outras comunidades que atuam de maneira ativa na inserção da mulher no ambiente profissional da área de tecnologia. Seguem alguns links complementares para entender mais sobre o assunto e ajudar nessa reflexão. O link serve tanto para homens quanto para as mulheres:

* Mulheres na Ciência: Desde 2006, o programa L'Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência premia a excelência científica no Brasil e estimula a participação das #mulheresnaciência.
* Mulheres na Computação: Este é o lugar ideal cheio motivação em aprender e compartilhar experiências pautadas pela paixão e alegria ao assumir desafios. Mudando o mundo; uma garota por vez.
* Programaria: Tudo começou com a ideia de formar um grupo para aprender a programar — todas nós, designers e jornalistas, tínhamos interesse em aprender, algumas já haviam até tentado, mas sentíamos falta de apoio e encorajamento. Logo percebemosque as dificuldades que tivemos pelo caminho não são apenas nossas, mas de muitas outras meninas e mulheres. Nós consumimos tecnologia, mas não estamos participando da produção dela. Por quê?
* Profissionais de TI (Microsoft): Acelere seu crescimento com treinamentos e certificações Microsoft e destaque-se em seu local de trabalho, registre-se hoje para o Microsoft Mulheres em Tecnologia. Independente se você desenvolve para desktop, mobile ou nuvem, para consumidores ou empresas, aprenda como usar nossas ferramentas, produtos, tecnologias e serviços que realmente fazem o trabalho. Transforme sua carreira! Seja reconhecida. Esteja a frente.
* WTM (Woman Techmakers): O Women Techmakers (WTM) é um programa criado pelo Google cujo objetivo é incentivar a participação das mulheres na tecnologia. Cada GDG pode ter um WTM associado a ele. O WTM deve ter pelo menos um líder, que deve fazer parte da organização do GDG. O WTM segue o mesmo padrão do GDG: cada cidade pode ter um (desde que juntos). O WTM é uma comunidade dentro do GDG para incentivar mulheres na área de tecnologia. O WTM Salvador ou WTM SSA vem trabalhado junto com o GDG SSA para incluir mais mulheres participando dos eventos, seja como ouvinte, seja como palestrante. Quer participar dos nossos eventos? Siga nossos canais ou entre em contato com nossa leader WTM Salvador @marladore ou um dos demais organizadores do GDG SSA.

0 comentários: