terça-feira, 18 de março de 2008

Tagged under: , , , , ,

Atabaque

Nesse primeiro post técnico, resolvi falar sobre os dois projetos open-source em Java que estou envolvido: Atabaque e DTDtoBean.

Atabaque (atabaque.sourceforge.net) tem foco principal na documentação de processos na forma de sítios web, separando o conteúdo (documentos XML) da sua forma de apresentação (HTML). A ferramenta foi apresentada no ConSerpro 2006, congresso interno do Serpro onde são selecionados os 14 melhores trabalhos técnicos submetidos. O produto já está em uso com bons resultados no Serpro, para documentação do seu processo de desenvolvimento (PSDS) que é inspirado no RUP. No projeto, foram utilizados alguns componentes livres bem interessantes, como JOX - Java Objects in XML, DTDParser, Radeox - Wiki Render Engine, Xalan-java - XSLT Processor, BSF - Bean Scripting Framework e Rhino - JavaScript for Java.

DTDtoBean (dtdtobean.sourceforge.net) nasceu por necessidade de Atabaque. É um plugin NetBeans (mas também pode ser usado como aplicação standalone) que gera JavaBeans a partir de arquivos DTD. Pode ser útil para evitar escrever código "na unha" quando se trabalha com arquivos XML e utiliza algum Serializer (como JOX, Simple ou XStream) para transformar objetos para XML vice-versa. Aliás, Serialização XML foi tema do meu segundo artigo para a JavaMagazine, na edição 52. O plugin também está registrado no NetBeans Plugin Portal. Um rápido tutorial de uso pode ser encontrado nesse blog.

Mais do comentar sobre esses dois projetos, gostaria de deixar registrada a boa experiência que é compartilhar conhecimento. Mesmo sem poder dedicar muito tempo a eles, ambos já estão chegando à casa dos 1.000 downloads, o que supera minhas expectativas!

Em geral, estamos muito (mal) acostumados a consumir produtos de código aberto, porém contribuímos muito pouco. Muitas vezes nem paramos para pensar que a forma de resolver nossos problemas pode ajudar os outros. O colega do lado, na nossa própria empresa, pode estar tendo a mesma dificuldade. E você nem sabe disso! E nem ele sabe que você tem a resposta...

Bom, como trabalhar colaborativamente dentro das empresas é tema de discussão do blog bazedral.blogspot.com, que convido-o a conhecer. Finalizo com um trecho do clássico A Catedral e o Bazar, de Eric Raymond: “Está escrito: os melhores programas começam como soluções pessoais para os problemas diários do autor, e se espalham porque o problema se torna típico para uma grande classe de usuários.”

Bons códigos!

0 comentários: