quarta-feira, 26 de março de 2008

Tagged under:

Triste fim de um JUG

Não se assuste! Não é o fim do JavaBahia. Só quero registrar algo que aconteceu nesta semana...

Há algum tempo participo de uma lista mundial de líderes de grupos de usuários Java. No site https://jugs.dev.java.net tem mais informações sobre os mais de 400 JUGs registrados.

Bem, o líder de um grupo de usuários Java de Israel mandou um e-mail para a lista, se despedindo e anunciando o fim das atividades do jug. Além disso solicitou exclusão do seu e-mail da lista e remoção de qualquer referência ao jug nos sites da Sun ou de quaisquer outros jugs.

A mensagem poderia passar despercebida, se não fosse iniciado aí um grande espírito de comunidade. Vários outros jugleaders dos mais diferentes países (Rússia, Polônia, Itália, Brasil, França, dentre outros) se manifestaram enviando palavras de incentivo, oferecendo ajuda, contra-argumentando, contando suas próprias histórias e sugerindo reavaliação da decisão. Muito educado, o líder do já finalizado grupo agradeceu a todos, mas reafirmou sua decisão e foi excluído da lista, como havia pedido. Observem: ele não estava deixando a liderança do jug. Estava acabando com o grupo.

Ainda assim, o papo continuou, e alguém lançou o questionamento: Quem é o "dono" do jug? Pode alguém simplesmente resolver fechar as portas (ou melhor, destruir a casa)? A maioria defendeu, e concordo, que a razão principal do grupo é sua comunidade. Embora normalmente a liderança fique restrita a alguns poucos (não por falta de espaço para outros, mas simplesmente é assim que as coisas são - não só no Brasil), os membros do grupo de usuários são seu maior patrimônio.

Concluindo, líderes e liderados devem estar preparados para a chegada de novas pessoas, com novas idéias e estilos. A mudança é salutar e, muitas vezes, necessária. Assim foi em meados de 2005, quando o principal líder do JavaBahia (fundado em 2002) havia se mudado de Salvador e portanto estava com dificuldades de tocar o grupo mais ativamente. Em consequencia de uma série de fatos, em 2005 apareceram mais dois "doidos" (é assim que muitos jugleaders se enxergam!) que resolveram assumir essa responsabilidade. Tudo feito com ética e a devida "aprovação" dos fundadores do JavaBahia, que continuam colaborando.

Assim novos jugs surgirão (dá uma olhada nesse mapa de grupos pelo mundo), outros deixarão de existir (de fato é triste, mas acontece), mas com certeza o saldo será positivo e cada vez teremos jugs maiores e melhores. Mas bem que gostaríamos de mais jugmembers ativos, não apenas no mundo virtual.

0 comentários: