segunda-feira, 31 de março de 2008

Tagged under:

Java é a mais popular

Desde 2002, a empresa TIOBE publica mensalmente, em seu site, um ranking das linguagens mais populares entre os programadores de todo o mundo. O índice TIOBE é obtido, basicamente, das ferramentas de busca, seguindo a metodologia definida e publicada no próprio site, e, após os filtros especificados, dá uma indicação de qual linguagem é mais popular no momento.

Vale ressaltar que o ranking não mostra que linguagem é melhor ou mais usada, apenas qual é a mais popular. O índice TIOBE pode ser usado para checar se suas habilidades de programação estão atualizadas, ou para tomar uma decisão estratégica sobre qual linguagem usar para iniciar um projeto de desenvolvimento de software.

Segundo o ranking, a linguagem Java está em primeiro lugar, com 20,651% de pontuação, e a linguagem C em segundo lugar, com 15,593%. Visual Basic, PHP e C++ vêm em seguida, com 10,795%, 10,138% e 9,776%, respectivamente. Essas cinco linguagens do topo do ranking respondem por 66,953% da pontuação geral, o que reflete que a maior popularidade são dessas linguagens.


Para conhecer mais sobre o ranking, e ver as posições de outras linguagens, visite o link http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html.

0 comentários: