O maior FISL de todos os tempos, essa é a notícia de encerramento no sítio oficial do evento. 7.417 participantes de 21 países, 257 palestrantes. Sem dúvida, o ponto alto foi a palestra de Jon "maddog" Hall, diretor executivo da Linux Internacional, entintulada Fun and Software Livre! - Return of the Jedi! Com o auditório lotado, Maddog procurou retomar o espírito da diversão do SL, lembrando quando Linus Torvalds, ele e os demais parceiros resolveram construir um sistema operacional just for fun. Vejam no que deu a brincadeirinha deles! Foram apresentados exemplos de desenvolvedores com 12 a 15 anos de idade, empresários de 19, comprovando que nesse mundo não importa quem você é ou qual sua idade, mas a qualidade e quantidade das suas contribuições. É como ele mostrou numa charge de um cachorro usando o computador. Abaixo, o dizer: "Na internet, ninguém sabe que você é um cachorro". Na sessão de perguntas, alguém quis saber porque Linus nunca esteve no FISL. Jon respondeu que Torvalds se vê mais como um engenheiro e tem uma certa fobia de grandes multidões.
Java para dispositivos móvies e embarcados foram tema da palestra Mobile & Embedded, the first 15 month, por Roger Brinkley. Foi feito um histórico da evolução ocorrida após a criaçao da comunidade Mobile & Embedded liderada por Roger, que estava vestido com sua roupa de jogar Golf (veja fotos). No taco ele prendeu um Sun Spot e fez alguns movimentos, mostrando que o dispositivo poderia ser usado para calcular a velocidade da tacada. Dois projetos brasileiros foram apresentados, um deles criou uma API para exibir gráficos no celular , semelhante ao JFreeChart. O outro foi o Marge, framework para facilitar a criação de aplicações Blueetooth em Java. Bruno Ghisi e Lucas Torri falaram sobre o Marge na palestra seguinte, curiosamente usando o celular para avançar os slides da apresentação. Isso é possível por causa do mOOo, projeto que usa o Marge em um plugin do OpenOffice.org. Também mostraram um joguinho de Pong pelo celular, convidando dois voluntários da platéia para uma disputa. Muito legais a palestra e o projeto. Ah, veja na figura abaixo a razão da escolha do nome.
Consegui assistir algumas outras coisas legais, como suporte ao Ruby no NetBeans 6, desenvolvimento ágil com XP e Scrum, apresentado pelo time da Globo.com, e Engenharia e Software Livre: tudo a ver!. Não deu pra assistir, mas fiquei na vontade, as palestras sobre OpenJDK, OFBiz - ERP open source Java e, por curiosidade, uma sobre framework web para Smalltalk. No último dia tinha muito tema interessante, mas o FISL não é só feito de palestra. Circular pelo pavilhão e conversar com pessoas é tão importante quanto!
Se você ainda não teve a oportunidade participar, pode ir se programando desde já pros 10 anos de FISL em 2009. Dê uma navegada pela página principal do FISL, veja blogs, fotos e vídeos para obter informações de várias fontes e tirar suas próprias conclusões. A história recente vem nos mostrando que já passamos a barreira do convencimento. Agora, é como disse Maddog respondendo uma última pergunta: "Que o software livre vai vencer, não é uma questão de se, mas de quando".
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Falou o nosso "enviado especial" Serge Rehem, hehehehe.
Parabéns ao evento! Obrigado, Serge, pelas notícias do evento. Elas dão um gostinho de ir na próxima vez!
Obrigado pela divulgação do projeto Marge e mOOo! Desculpe a correria na palestra, pois tivemos que acelerar em função do pouco tempo para todo o conteúdo.
Um Abraço!
Postar um comentário