sexta-feira, 9 de maio de 2008

Tagged under: , ,

JavaOne 2008 - 3o Dia

O terceiro dia foi iniciado por uma General Session da Intel, que não tive condições de assitir. Ainda bem que fica tudo gravado e disponível, então os interessados podem conferir o que rolou em http://java.sun.com/javaone/sf/sessions/general.


Rogério Santana e Bruno Souza

Para mim o evento começou mesmo na sessão Free and Open-Source Software (FOSS): Use and Production by the Brazilian Government. Rogério Santana, do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, dividiu com Bruno Souza uma apresentação sobre produção e uso do software livre no governo brasileiro, citando o portal do Software Público, o sistema de votação eletrônico, experiências de tele-centros, uso de SL na educação, enfim, um grande overview do panorama brasileiro, considerado referência mundial na questão do uso de SL. O IRPF Java, mais uma vez foi citado. Algumas perguntas interessantes. Após a palestra, conversei com o Spencer Gib, um desenvolvedor Java norte-americado muito simpático, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Há 12 anos ele morou no Brasil e estava aproveitando para desenferrujar o português. Coisas do JavaOne!


Eu e Spencer Gib

Bom, o pavilhão só fica aberto até a 5a-feira, por isso reservei a minha tarde para circular bastante, ver melhor as novidades, conhecer mais pessoas e, não posso negar, pegar uns brindes para levar para o Brasil e sortear/distribuir nos eventos do Java Bahia. Dois destaques:
- ZK - Ajax without JavaScript Framework, que permite criar aplicações RIA com muito pouca codificação e alta produtividade. Estive com autor do livro de mesmo título, Henri Chen, que fez uma breve apresentação da farramenta, que inclusive foi finalista de prêmios no Source Forge, sendo bem votada pela comunidade. Fiquei bastante curioso em saber mais. Se você já conhece, ou resolver estudar um pouco mais, gostaria muito de ver comentários aqui no blog. Web site www.zkoss.org. Experimente o Live Demo e veja que tem até um tutorial em português.
- O stand da AMD, que oferecia oxigêncio puro com vários aromas. Fiz uma montagem abaixo, para dar uma idéia da coisa. Que viagem...


Oxigênio aromatizado

Pra finalizar o dia, show do Smash Mouth no Yerba Buena Garden, depois fomos a mais duas festas "0800" (brasileiro tem um faro pra essas coisas...). Teve gente cantando, tocando violão, piano. Muita diversão!


Queria ver se no Brasil eu ia conseguir ficar tão perto.

No JavaOne, a visão e as experiências de cada um são muito particulares. Na página principal do evento tem diversas informações e links para fotos, vídeos e a central de blogs. Se você desejar ver outras perspectivas vou deixar aqui algumas sugestões de blog:
- Blog de Givanildo Nascimento, líder do SEJug e grande parceiro de viagem.
- Boletins do DFJUG, por Daniel deOliveira, a quem sou muito grato pela força que tem me dado, pois tenho aprendido muito. Em seu primeiro boletim do JavaOne foi muito gentil em citar meu blog e o de Givanildo.
- Blog de Rubem Badaró, lider do PT.JUG, o Grupo Português de Utilizadores de Java, com quem tive o prazer de conversar e dar boas rizadas.
- Blog de Antonio Gonçalves, que fala um português excelente (também, com esse nome!) e lidera o Paris JUG.


PT.JUG, ParisJUG, JavaBahia e SouJava representados. Que intercâmbio, não!?

0 comentários: