domingo, 5 de outubro de 2008

Tagged under: , , , , ,

mOOo! Controlando apresentações do OpenOffice pelo Celular com Bluetooth

Embora já tenha assistido apresentações sobre Java com Bluetooth, até agora eu não tinha nem aparelho celular nem nootebook com suporte. A minha empresa fez o favor de trocar o aparelho, aproveitei e comprei um adaptor USB Bluetooth (paguei R$19,00 no Mercado Livre), como o da imagem abaixo. Como a maioria dos iniciantes, creio eu, comecei tentando copiar fotos do celular para o notebook. E isso foi fácil. Aí lembrei do projeto mOOo! - Mobile OpenOffice.org, que já comentei por duas vezes nesse blog, que permite controlar apresentações do OpenOffice.org Impress via dispositivo Bluetooth.
As instruções de download e instalação na página do mOOo (em inglês) são claras, mas usando o Ubuntu (e estou longe de ser especialista em sistemas operacionais Linux) tive algumas dificuldades com a preparação do ambiente. Resolvi compartilhar aqui um passo a passo de como usar o mOOo Impress Controller (IC) no Ubuntu 8.04. Espero que lhe seja útil, então vamos lá!

Ubuntooth

Segundo o Wikipedia, "Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.". Um dos seus usos mais comuns talvez seja a cópia de fotografias tiradas pelo celular. Vamos usar esse exemplo para ver como isso funcionou no meu Ubuntu 8.04.

Bastou colocar o adaptador Bluetooth numa porta USB que logo apareceu na barra superior o ícone . Clicando nele com o botão direito, escolhe-se Explorar Dispositivo para exibir o que estiver no raio de alcance. Certifique-se que o Bluetooth está habilitado no seu celular (mude o nome se desejar). Selecione o dispositivo o correspondente, clique Conectar e pronto, você poderá explorar os arquivos como se estivesse num diretório qualquer do seu HD.

Bom, aí eu me deparei com a primeira dificuldade. Conseguia copiar qualquer arquivo do celular para o notebook, mas não o contrário. Dá o erro "Operação não suportada pelo backend". Busquei na internet e me descobri que é um bug ainda não resolvido do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron). Mas o problema tem solução bem fácil. É só clicar com o botão direito nos arquivos que deseja copiar e escolha Enviar Para. Selecione o dispositivo do seu celular e clique em Enviar.

O celular logo dispara um aviso informando que arquivos foram recebidos. Neste exemplo, enviei o arquivo com a logo do projeto mOOo. Veja como ficou:


mOOo
Impress Controler Mobile

Precisamos instalar o mOOo IC Mobile, aplicação Java que usa o Marge para comunicar-se com o Add-on do OpenOffice que fará o controle da apresentação. A página oficial do mOOo IC sugere dois caminhos: a) Baixar os arquivos .jar e .jad e copiá-los para o celular; b) Baixar os arquivos diretamente no celular via browser WAP. Fiquei com a segunda opção e fiz os downloads dos arquivos mooo-ic-mobile-0.6.jar e mooo-ic-mobile-0.6.jad. Uma vez no seu disco (sugiro que você busque sempre a última versão disponível em mooo.dev.java.net), é só clicar neles com o botão direito e Enviar Para, como explicamos anteriormente.

Será feita uma conexão com o celular e os arquivos, copiados. No meu caso foi criada automaticamente uma nova entrada mOOo IC Mobile na seção de Jogos. Executando, ele ficará no aguardo de uma conexão do módulo desktop.

mOOo Impress Controler Desktop

Primeiramente, baixei o arquivo mooo-ic-desktop-0.6.oxt. Feito o mesmo (certifique-se de baixar a última versão disponível em mooo.dev.java.net), execute o OpenOffice Impress (usei a versão 2.4), vá no menu Tools (Ferramentas) -> Extension Manager (Gerenciador de Extensão), selecione My Extensions (Minhas Extensões) e clique no botão Add (Adicionar). Localize o arquivo OXT que você acabou de baixar e clique em Open (Abrir). Se você possui um Java Runtime Environment (JRE) instalado e habilitado para uso no OpenOffice, a instalação será feita com sucesso e sua tela ficará parecida com esta:

Se seu OpenOffice não está configurado corretamente para suporte a Java, você deve ter recebido uma mensagem de erro desse tipo:

Se você ainda não tem um JRE, terá que fazê-lo agora (sugiro o OpenJDK ou Sun JRE). Para habilitar o Java no OpenOffice no vá no menu Tools (Ferramentas) -> Options (Opções), abra o item OpenOffice.org e clique em Java. Marque a opção Use a Java runtime environment. Na minha máquina tem os JREs da Sun e o OpenJDK, porém existe um bug no Ubuntu (veja Extensions Troubleshooting, no site do OpenOffice.org) que impede seu reconhecimento. Mesmo que você aponte para um diretorio JRE válido na sua máquina (ex: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre ou /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.07/jre), fica recebendo uma mensagem de erro dizendo que o local selecionado não contém um JRE ("The folder you select does not contain a Java runtime environment. Please select a diferent folder"). Procurando na web, encontrei uma solução: Abra um Terminal e execute o comando sudo apt-get install openoffice.org-java-common. Reinicie o OpenOffice e retorne a Tools -> Options -> OpenOffice.org / Java. Agora ele deve reconhecer seus JREs instalados, como na tela abaixo. Reinstale o mOOo IC Desktop OXT, reinicie o OpenOffice e siga em frente.

Utilizando o mOOo!

Agora que Mobile e Desktop estão prontos, vamos aprender a utilizar o Impress Controler. Abra uma apresentação qualquer no OpenOffice e observe o novo item de menu mOOo IC, entre os menus Slide Show (Apresentação de Slides) e Window (Janela). Clique nele e escolha Select device. Clique no botão Search. Todos os dispositivos que estiverem ao alcance serão listados. Selecione o correspondente ao seu e clique em OK (lembre antes de deixar executando o mOOo IC Mobile em seu celular; ele ficará aguardando a conexão com o IC Desktop). Caso contrário será dada a mensagem "No service was found in the given device".

Agora só falta um passo. No OpenOffice escolha o menu mOOo IC -> On / Off para iniciar o modo de apresentação. Aparecerá uma mensagem "mOOo on!" (Para desativar, vá novamente no mesmo menu, e aparecerá "mOOo off!"). Seu celular exibirá a tela seguir. Utilize as teclas indicadas para controlar sua apresentação e divirta-se!


Concluindo...

Celular com Bluetooth atualmente é algo muito comum. Fica muito interessante fazer apresentações com um auxílio de uma ferramenta simples (e livre!) como o mOOo. As instruções aqui apresentadas, apesar de focadas no Ubuntu, podem ser aplicadas de forma semelhante em outros sistemas operacionais, inclusive Windows. Experimente chegar em sala de aula, ou num evento qualquer, passando os slides do seu noteebook usando celular. Certamente vai despertar a curiosidade das pessoas, que vão querer saber como você fez essa "mágica". Comente sobre o mOOo!, divulgue e contribua com sua evolução!

Eu mesmo resolvi baixar o código do mOOo IC, estudá-lo e fazer algumas adaptações, que encaminhei imediatamente aos "pais da criança", Bruno Ghisi e Lucas Torri , líderes do Grupo de Usuários Java de Santa Catarina (GuJavaSC) e membros atuantes da Mobile & Embedded Community. Enquanto escrevia este post, eles publicaram a versão 0.6, então tive que revisar tudo para que você tivesse informações atualizadas (isso que é interatividade!). Pretendo contar mais sobre como contribuir com o mOOo em outro post aqui no blog. Até!

6 comentários:

Alexandre M. Lima disse...

Muito útil para quem faz muitas apresentações e não quer gastar dinheiro comprando um dispositivo específico para isso. É a criatividade a serviço de todos!

Anônimo disse...

Alexandre...

No br office instalado no windows a conexão funciona tambem?

Ja fiz varios testes e não consigo a conexão com o celular.

Pode me ajudar ?????

Sergio.

Unknown disse...

Sérgio, testei a versão 0.6 com o BrOffice 2.4 no Windows Vista e funcionou ok. O adaptador USB Bluetooth veio com um software utilitário que permite, dentre outras coisas, rastrear os dispositivos que estão ao alcance. Você tem certeza que, independente do mOOo, seu celular está sendo detectado?

Talvez tenha alguma dica aqui: http://wiki.java.net/bin/view/Mobileandembedded/MOOoFeedback

Unknown disse...

Testei no BrOffice 3.0 e funcionou 100%. Show de bola esse software..

Anônimo disse...

LEGAL... consegui conectar.. mas nao consegui controlar nada...rs

Vinicius disse...

Infelizmente não consigo baixar o mOOo...