quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tagged under: , , , ,

Applets – O Retorno: A nova geração dos Plug-ins Java

Aprenda sobre o novo Java Plug-in com exemplos práticos em Java e JavaFX
Por: Serge Rehem e Ulisses Telemaco

Meio “esquecidas” entre a tantas novidades no mundo RIA (Adobe Flash/Flex/Air, Microsoft Silverlight, JavaFX, ...), a nova Arquitetura de Plug-ins pode colocar novamente as Applets como opção a ser considerada. Elas podem ser utilizadas para o desenvolvimento desde pequenos componentes a serem embutidos em páginas web tradicionais (como botões “estilizados”, animações ou gráficos) até aplicações mais completas (como o preenchimento de um cadastro ou questionário) similares a uma aplicação Desktop. A arquitetura atual oferece suporte a praticamente as mesmas vantagens destinadas às aplicações Java WebStart.

Iniciaremos relembrando a forma tradicional de construir Applets e mostrando um overview dessa tecnologia. Em seguida apresentaremos as principais novidades da nova arquitetura do Java Plug-in, mostrando exemplos práticos com Java e JavaFX testados em Windows, Linux e Mac OS. Veremos como o uso de JNLP - o mesmo formato destinado às aplicações Java WebStart - permite a customização de uma série de propriedades como, por exemplo, a seleção da JVM específica a ser utilizada, o uso de um espaço próprio de endereçamento para cada Applet, a possibilidade de fornecer parâmetros individuais para a JVM, a opção de mudar a imagem de fundo padrão do Java apresentada no momento de carga, entre outras. Uma das grandes novidades é a funcionalidade de “arrastar-soltar” que permite que uma Applet seja arrastada para “fora do navegador” fazendo-a executar de forma independente. Ao final, são apresentadas sugestões de leituras adicionais para aqueles que desejem maior aprofundamento no tema.

Quando nasceu o Java, há cerca 15 anos, os "mini-aplicativos" Java que rodavam no navegador eram seu "grande barato". Na época era comum a discussão "quem é melhor? Applets Java ou ActiveX da Microsoft?". Passado tanto tempo, até então praticamente nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu com as Applets (bom, quanto aos ActiveX, melhor nem falar...). O Java 1.6 update 10 veio para mudar radicalmente esse cenário, apresentando a nova geração dos plug-ins Java. Este artigo cobrirá as principais mudanças na arquitetura de plug-ins, mostrando com exemplos práticos que as Applets definitivamente estão de volta.

Veja abaixo o artigo na íntegra ou efetue o download do PDF.

View more documents from Serge Rehem.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tagged under:

Configurando SSL no JBoss

Hoje fui ajudar um colega sobre como configurar SSL no JBoss, para facilitar testes em ambientes de desenvolvimento. Já que eu tinha escrito um e-mail, resolvi postar no blog. Pode ser útil para alguém....

1) Crie uma KeyStore executando o comando keytool -genkey -alias jboss -keyalg RSA. Será gerado um arquivo .keystore no seu USER_HOME. Informe a mesma senha sempre que for perguntado (usei changeit)
2) Abra o arquivo /server/default/deploy/jboss-web.deployer/server.xml
3) Na parte que habilita SSL, descomente e acrescente as 2 últimas linhas. No atributo keystorePass certifique-se de informar exatamente a mesma senha do passo 1. Ficará assim:
<!-- Define a SSL HTTP/1.1 Connector on port 8443
This connector uses the JSSE configuration, when using APR, the
connector should be using the OpenSSL style configuration
described in the APR documentation -->

<Connector port="8443" protocol="HTTP/1.1" SSLEnabled="true"
maxThreads="150" scheme="https" secure="true"
clientAuth="false" sslProtocol="TLS"
keystoreFile="${user.home}/.keystore"
keystorePass="changeit"/>
4) Reinicie o JBoss
5) Teste no browser com URL https://localhost:8443/web-console/

Essas foram as principais referencias que usei (o resultado foi um "mix" das duas):
SSL(HTTPS) no JBoss Application Server
Apache Tomcat 6.0 - SSL Configuration HOW-TO

Até!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tagged under:

Curso de Programação Orientada a Objetos com Java

A Consult Júnior, empresa júnior do curso de Sistemas de Informação do Campus I da UNEB, abre período de inscrições para Curso de Programação Orientada a Objetos com Java – Iniciativa qualifica para mercado de trabalho.

Curso presencial que tem como objetivo ensinar os conceitos básicos de programação orientada a objetos utilizando a linguagem Java. A capacidade da turma será de 15 alunos e os microcomputadores serão individuais.

Público alvo: estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos, universitários e programadores.

Pré-requisitos: conhecimento em lógica de programação e alguma experiência em linguagens de programação procedurais a exemplo de C , Pascal e Python.

Frequência: aos Sábados
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 32h

As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril (sábado). Neste dia, haverá plantão das 9 às 14 horas, para aqueles que não podem comparecer para se inscrever durante a semana.

Os participantes do curso terão 30% de desconto na inscrição para o próximo curso: Java Web Profissionalizante

Mais informações no site da empresa: www.consultjr.com.br