quinta-feira, 17 de março de 2011

Tagged under: , , ,

II encontro do JavaBahia nas Faculdades

Local: FIB
Sala: 148 S2
Data: 26 de março, sábado
Horário: 9:00 às 12:00
Inscrição: http://www.jugevents.org/jugevents/event/show.html?id=35951
Entrada gratuita


1) Palestra: Iniciando com o Demoiselle 2.0
A versão 2.0 do Demoiselle foi liberada em dezembro de 2010 e está aderente à especificação Java EE 6. O núcleo do framework faz uso intenso do CDI (Dependency and Context Inject), enquanto suas extensões fazem uso das demais especificações (JSF2, JPA2, Validation, Servlet3 e EJB 3.1). Esta palestra aborda as principais funcionalidades do framework para auxiliar nos primeiros passos de uma aplicação. Você vai descobrir como é fácil e rápido decolar com a versão 2.0 do Demoiselle.
Palestrante: Cleverson Sacramento (ZyC)
Minicurriculo: é mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS) e MBA em Gestão de Sistemas de Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE). Trabalha na Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro na regional Salvador. Faz parte da equipe de desenvolvedores dedicados ao projeto Demoiselle e é entusiasta da versão 2.0. É fundador do projeto opensource Rasea (http://rasea.org/) e gosta de escrever sobre tecnologia e outras coisas no seu blog (http://cleversonsacramento.wordpress.com/). É fã de uma boa pedalada e adora fazer um som com os amigos.
2) Palestra: Desmistificando o Testes de Software
Apresentar os principais conceitos de Testes de Software, e demonstrar os principios iniciais para se comecar a estruturar uma equipe testes dentro de uma organização, abrandengo desde o processo de validação a ferramentas de Gestão de Testes.
Palestrante: Lucilia de Oliveira
Minicurriculo: Graduada em Sistemas de Informação pela FIB - Estácio de Sá, atualmente exerce o cargo de Analista de Testes da SAEB - Secretaria de Administração do Estado da Bahia. Iniciando, o curso de Especialização em Engenharia e Qualidade de Software no Centro Universitário Unijorge.

3)Coding-dojo com Groovy.
Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.
Sensei: Serge Rehem
Minicurriculo: é analista do Serpro, atualmente lidera a equipe técnica do Framework Demoiselle, na projeção da Coordenação Estratégica de Tecnologia (Cetec) na regional Salvador. É JUGLeader do grupo JavaBahia, o primeiro a levar o Maré de Agilidade para fora de Brasilia, em março de 2009. Desde então vem usando e divulgando metodologias ágeis, espalhando junto com outros grupos de usuários a idéia de misturar Linguagens de programação e Agilidade. Assim surgiram as duas edições do evento LinguÁgil. É autor do blog bazedral.blogspot.com, onde escreve sobre Colaboração. É ainda bodyboarder eventual, aproveitando as ondas da deliciosa praia de Guarajuba, no litoral norte baiano.


Veja como foi o anterior

0 comentários: