quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tagged under: , , , ,

As Novidades do Groovy 2!

Já fazia um tempo sem codificar em Groovy, mas resolvi conferir as novidades da versão 2, motivado pelo lançamento da versão 2.0 do Gaelyk, framework para a cloud da Google, o Google App Engine.

Comecei assistindo o webinar What's new in Groovy 2.0? do Guillaume Laforge, líder dos dois projetos:


Principais Novidades

Eu até pensei em escrever aqui as principais novidades, mas isso já foi feito muito bem neste post na InfoqBR, que contém um tradução bem completa de um texto do próprio Guillaume explicando tudo. Transcrevo aqui um resumo:


"Pode-se dizer que o Groovy 2.0 atende a três necessidades principais:
  1. Maior desempenho: através do suporte à invocação dinâmica do JDK 7 para acelerar o Groovy, mas também da compilação estática do JDK 5, e além. Especialmente para aqueles que estão dispostos a abandonar alguns aspectos dinâmicos para se proteger do "monkey patching", pode-se ganhar a mesma velocidade do Java;
  2. Mais integração com Java: com o suporte às melhorias do Projeto Coin do Java 7, o Groovy e o Java estão com sintaxes mais parecidas. E com a verificação estática de tipos, ambas as linguagens podem ter o mesmo nível de verificação e segurança de tipos que o fornecido pelo javac;
  3. Mais modularidade: com um novo patamar de modularidade, o Groovy abre as portas para produtos "menores", por exemplo, para a integração de aplicações móveis no Android. Permite ainda que as APIs do Groovy cresçam e evoluam através de novas versões e novos módulos de extensão, e que os usuários colaborem com métodos de extensão para os tipos já existentes."

Se interessou?

Então é instalar e programar! Usei (e gostei!) o GVM (the Groovy enViroment Manager), que tornou bem fácil o processo inicial. Segue o passo a passo para quem usa Linux (meu caso, Ubuntu). Se quiser ver outras formas de instalação, acesse a página de download. Abra o terminal e execute os comandos abaixo na sequencia:

sudo apt-get install curl 

curl -s get.gvmtool.net | bash

source "$HOME/.gvm/bin/gvm-init.sh"

gvm install groovy

groovy -version

Como resultado, você terá o Groovy 2.1.3 instalado na sua máquina, já configurado como a versão padrão. A saída do último comando será algo assim:

Groovy Version: 2.1.3 JVM: 1.6.0_20 Vendor: Sun Microsystems Inc. OS: Linux


Agora é meter a mão na massa. Aqui no próprio blog tem o post Groovy, meus primeiros passos - configurando o ambiente. Sugiro também o Begginers Tutorial no site oficial da linguagem.



Pra concluir....

A última dica é o vídeo e os slides abaixo, disponibilizados pelo pessoal da Bluesoft. Ismael Zacarias apresenta em 20 minutos um resumo das novidades que foram listadas na InfoQ.

 
Novidades do groovy - Ismael Zacarias from Bluesoft on Vimeo.

 

0 comentários: