segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tagged under: , , ,

LinguÁgil 2014 palestras e mini-cursos confirmados

Linguágil 2014
O LinguÁgil 2014 está chegando, confira as palestras e mini-cursos já confirmados.

Palestras confirmadas

  • Título: Transformando desenvolvedores numa equipe 10x
  • Descrição: Você gostaria de produzir software melhor, escrever código limpo, entregar em menos tempo e satisfazer os clientes? A resposta parece óbvia. Um dia o fato de ser ""ágil"" pareceu ser a resposta pra tudo isso. Hoje percebemos que para criar uma equipe um nível de magnitude acima (10x) é necessário algo mais. Seria o ""DevOps"" o elemento que faltava? Descubra nessa palestra e prepare-se para entregar software melhor
  • Palestrante: Edson Yanaga
  • Mini-bio: Edson Yanaga é entusiasta de Metodologias Ágeis e Software Livre, praticando esses princípios desde 2004. Java como linguagem e como plataforma tem sido sua paixão desde 1997. Atua como Líder Técnico da Produtec Informática em projetos de inovação envolvendo mobilidade, computação em nuvem, serviços e sistemas distribuídos. Também é professor de pós-graduação de diversas instituições, e instrutor-líder da Globalcode no Paraná. Ultimamente tem se concentrado no esforço de divulgar técnicas de código limpo e artesanato de software.
  • Título: O Desenvolvedor Completo
  • Palestrante:Mariana Bravo
  • Mini-bio: Mariana estuda e pratica métodos ágeis desde 2006, interessando-se por temas como TDD, software craftsmanship, desenvolvimento de software Lean e entrega contínua. Ajudou na criação e crescimento do Coding Dojo São Paulo, assim como na organização do Encontro Ágil e da Agile Brazil. Se interessa por diferentes paradigmas de programação e, fora trabalhar com diversas linguagens como Java, Ruby e Javascript, às vezes brinca com outras, como Haskell, Scheme e Smalltalk. Desde 2011 é desenvolvedora e consultora pela ThoughtWorks, ajudando e liderando times na entrega de software de qualidade com métodos ágeis.
  • Título: Escalando o Pé de Feijão Palestra sobre Estratégias Open Source para Automação na Nuvem
  • Descrição: Explorando estratégias que aproveitam a versatilidade dos ambientes de cloud para automatizar atividades de alta complexidade. Partindo de ferramentas open source como Jenkins e Chef, veremos como automatizar atividades para reduzir a dependência de provedores de infra e plataformas, melhorar ambientes, e implementar processos de deployment e delivery contínuos cada vez mais sofisticados.
  • Palestrante: Bruno Souza
  • Mini-bio: Bruno Souza é Presidente do SouJava. Conhecido como o "JavaMan", é evengelista Java e open source, e trabalhou na criação e fortalecimento de comunidades em toda sua carreira. Foi diretor mundial de Comunidades Open Source, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris e ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde os primórdios da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país, e realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é também Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source.Quando não está em um computador, Bruno curte o seu tempo com a família em um pequeno esconderijo próximo a São Paulo. Amador em varias atividades -- fotografia, fantoches, pai -- ele tenta ter sucesso em algumas delas.

Mini-curso confirmado

  • Título: Curso 8hs - Introdução Android na Prática
  • Descrição: Este mini-curso irá apresentar como criar aplicativos móveis para plataforma Android.
  • Palestrante: Leandro Santos (HE:mobile)
  • Mini-bio: Trabalha desde 2008 com desenvolvimento para dispositivos móveis. Começou com a "extinta" Blackberry, e após 2 anos migrou para smartphones Android. Gosta muito de Java e seus derivados, é curioso e gosta muito de começar a aprender coisas novas, embora nem sempre termine. Segundo ele, o aprendizado é assim mesmo - nunca acaba. Nas horas livres curte ver o Bahia jogar, sair com os amigos, ou juntá-los numa sala com um Xbox 360. Seu jogo preferido é o FIFA, onde ele diz ser o melhor, embora não haja provas concretas sobre isso.
  • Título: Uma Breve Introdução ao PhoneGap - Curso 4h
  • Descrição: Este mini-curso irá apresentar como trabalhar com o PhoneGap/Cordova para criar aplicativos móveis para qualquer plataforma - Android, iOS, FirefoxOS, Ubuntu Mobile, Blackberry, Windows Phone 7 e 8, etc. Iremos construir uma aplicação de compartilhamento de mídias - fotos, vídeos, links, textos, etc - usando a plataforma
  • Palestrante: Márcio Albuquerque
  • Mini-bio: Trabalha como DevOps no SERPRO com sistemas de infra-estrutura interna da empresa. Curioso da TI, gosta de mexer um pouco com tudo! Tem como preferência e especialidade trabalhos com web: HTML5, CSS3, JS, PHP, etc. Atualmente estuda muito sobre o mundo mobile e PhoneGap/Cordova
  • Título: Desenvolvendo aplicações Python para a Nuvem 8HS
  • Descrição: Conheça melhor uma das linguagens de programação mais adotadas nos últimos tempos e aprenda como criar aplicações para rodarem na Google App Engine e em outros provedores de plataforma como serviço.
  • Palestrante: Luiz Cláudio Silva
  • Mini-bio: Formado em Processamento de Dados, especialista em Redes de Computadores e mestrando em Modelagem Computacional. Atualmente é Assessor de TI do IEL/BA. Trabalha com desenvolvimento e administração de sistemas desde 1996, tendo usado diversas linguagens e metodologias. É membro dos grupos LinguÁgil e Python Bahia.
  • Título: Open Source BI com Pentaho 8h
  • Descrição: O Pentaho Open Source Business Intelligence oferece poderosas ferramentas de análise de informações, monitoramento de indicadores e data mining para que as organizações revolucionem o uso da informação gerencial, atingindo ganhos significativos de eficiência e eficácia. O software - uma plataforma completa de BI desenvolvida, distribuída e implantada como Open Source — apresenta grande flexibilidade e independência de plataformas, alta confiabilidade e segurança a um custo mínimo de implantação e manutenção. Neste mini-curso os conhecimentos teóricos da área de Business Intelligence e Data Warehousing serão aplicados a partir do uso da Suíte Pentaho Open Source de Business Intelligence através de um case prático de modo que o participante compreenda na prática como funciona o desenvolvimento de uma solução para o suporte a decisões gerenciais.
  • Palestrante: Maurício Purificação, Adewale Andrade D'Alcantara
  • Mini-Curso: Introdução a Application Lifecycle Management Open Source
  • Descrição: Neste minicurso vamos apresentar os principais conceitos de A.L.M. e quais os motivos que todas as empresas que desenvolvem software necessitam da gestão contínua do ciclo de vida dos seus softwares e produtos. Vamos mostrar totalmente na prática como utilizar um conjunto de ferramentas open-source para: Gestão de requisitos, bugs, releases e road-map; Gestão de código-fonte; Analise continua de qualidade de código-fonte; Gerenciamento de Componentes; Deployment Contínuo; Extremme feed-back; Tudo isso usando Redmine, Jenkins, SVN / GIT, Selenium, jUnit e jMeter. Você que é desenvolvedor, líder de TI ou arquiteto de software não pode deixar de assistir.
  • Palestrante: Bruno Souza
  • Mini-bio: Bruno Souza é Presidente do SouJava. Conhecido como o "JavaMan", é evengelista Java e open source, e trabalhou na criação e fortalecimento de comunidades em toda sua carreira. Foi diretor mundial de Comunidades Open Source, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris e ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde os primórdios da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país, e realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é também Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source.Quando não está em um computador, Bruno curte o seu tempo com a família em um pequeno esconderijo próximo a São Paulo. Amador em varias atividades -- fotografia, fantoches, pai -- ele tenta ter sucesso em algumas delas.
  • Título: NOSQL com Java
  • Descrição: Com o crescimento exponencial do volume da informação nos nossos softwares, eles cada vez mais precisam trabalhar com um grande volume de dados, os bancos de dados não relacionais vem ganhando popularidade e uso em instituições conservadorias como empresas financeiras. Conteúdo: Histórico; Conceito; Classificação; Tipos de distribuição; Brincando com Família de colunas (Cassandra); Brincando com Documentos (MongoDB); Brincando com chave valor (Riak); Brincando com Grafos (Neo4j); Problemas de buscas nos NOSQL com Lucene; Visão geral do hadoop;
  • Palestrante: Otávio Santana
  • Mini-bio: Desenvolvedor entusiasta do mundo Open-Source. Praticante da filosofia ágil e do desenvolvimento poliglota na Bahia, JUG Leader do JavaBahia, membro do SouJava, um dos fomentadores do grupo LinguÁgil. Presente nos maiores eventos Java e ágil em nível nacional, contribui para o projeto openjdk e a plataforma JSE, criador do Apache Easy-Cassandra, presente na comunidade Java mundial além de escrever artigos para DevMedia, revista espírito livre e java.net
Mais informações: http://linguagil.com.br/

0 comentários: