domingo, 14 de abril de 2019

Tagged under: , , ,

Números nosqlba

Como postado anteriormente, fizemos a quarta edição do Nosqlba. Gostaria de trazer alguns números para reflexão e análise de todos do evento.

Nesse terceiro ano consecutivo resolvi fazer uma compilação para que as pessoas entendam o que já trouxemos de conteúdo para o público soteropolitano e em 2020 mais pessoas participem do evento, seja palestrando, divulgando ou participando como ouvinte.

O evento nos anos 2017 e 2018 teve um formato de 3 dias. Iniciando na quinta-feira, terminando ao sábado. A quinta, era o dia de mini-curso, sexta e sábado eram palestras.

Entretanto esse ano mudamos o formato por dois motivos principais: 
  • Mini-curso não tinha demanda que justificasse o investimento de estruturar um dia só para isso
  • Baixa de call 4 papers para esse formato

Ao longo desses três anos tivemos 26 palestrantes diferentes de grandes empresas do cenário local, nacional e mundial. Esse ano foi o primeiro que não contamos com palestrantes vindos de outros estados, entretanto isso não fez com que o nível técnico das palestras baixasse. Tivemos cases de empresas que resolvem problemas de grande volume de dados e isso foi bastante enriquecedor.

Tivemos 28 palestras e 8 mini-cursos, totalizando aproximadamente 60h de conteúdo sobre Nosql.

A título de comparação, a nosqlbr 2018 aconteceu em dezembro de 2018 em São Paulo e teve aproximadamente 8h de conteúdo em 1 dia. Nesse evento, tivemos palestrantes que já participaram do NosqlBA (2018), como Igor de Paula e Leandro Domingues.

Com essa comparação, não queremos colocar que o nosso evento é melhor ou pior, apenas queremos trazer que temos conteúdo de altíssima qualidade, como esse ano novamente repetimos a dose.

Sobre os bancos já abordados, cobrimos todos paradigmas conhecidos e trabalhados sem limitarmos a linguagem de programação abordada porque o foco do evento é bancos não relacionais e as linguagens, são ferramentas de utilização do mesmo para algum projeto.

Produtos que já tivemos palestras ou mini-curso dos bancos abaixo como tema principal. Alguns bancos podem ter sido citados em palestras que falavam sobre modelagel, conceitos ou cases.
Entre as linguagens abordadas, tivemos cases com Python, Ruby e Java. Isso não quer dizer, que apenas essas linguagens tem suporte, significa que nós só tivemos submissões com cases com essas linguagens. Se gostaria de trazer case com outras linguagens, fiquem a vontade para o evento do próximo ano que acontecerá em abril.

O site http://nosql-database.org/ cataloga os bancos não relacionais e contabiliza aproximadamente 255 bancos desse tipo e é uma fonte que pode ser usada para analisar/pesquisar informações sobre bancos desse tipo.

Para encerrar o post, falaremos sobre o evento 2019 e traremos alguns números de uma pesquisa, respondida por aproximadamente 30% dos participantes do evento.

Sobre a qualidade do evento:




Sobre os palestrantes:








Sobre o que as pessoas esperam para o próximo:





0 comentários: