quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tagged under: ,

JavaOne 2009 - 1o Dia



A General Session de abertura do JavaOne começou com as boas vindas de John Melissinos, Chief Evangelist and Chief Gaming Officer da Sun. Uma grande expectativa pairava no ar, pois todos estavam curiosos (principalmente, acredito, os empregados da Sun) sobre o futuro da tecnologia Java agora que a Oracle adquiriu a Sun. Johnatan Schwartz não ajudou muito a esclarecer essa dúvida, mas apresentou exemplos diversos de uso da tecnologia Java junto com executivos de outras empresas. A divisão de Blackberry da e-Bay afirmou tratar Java para dispositivos móveis com extrema seriedade; apresentou uma demonstração do Zobni, uma aplicação de busca de informações de contato em redes sociais, acoplada ao programa de e-mail. Enquanto o nome era digitado, apareciam as pessoas encontradas para permitir seleção (Informação sobre desenvolvimento para Blackberry (www.blackberry.com/developer). A Sony Pictures mostrou uso de Java em Blu-ray que nos levará a uma interatividade de alto nível, em qualidade visual e funcionalidades, permitindo por exemplo que pessoas assistindo um mesmo filme possam usar a TV para conversar. Verizon Wireless e Intel basicamente ressaltaram a importãncia de Java em suas organizações, a última enfatizando os altos ganhos de performance obtidos em seus processadores mais novos, resultado também da parceria constante com a Sun. Sobre TV Digital, foi mostrada uma demo de aplicação construída com JavaFX com belos efeitos gráficos. TV e internet se misturam, pois será possível assistir um filme e ao mesmo tempo jogar um Game, ver informações sobre outro assunto (ex: esportes, bolsa de valores ou meteorologia) ou efetuar uma compra on-line. JavaFX parece ser uma boa opção, devido aos seus recursos visuais e multimídia. O Clayton Chagas, brasileiro que apresentará junto com Magno Cavalcante (RioJUG) uma sessão técnica na 6a-feira sobre o Sistema Brasileiro de TV Digital, estava ao meu lado e disse que nosso sistema ainda não prevê suporte JavaFX. Vamos acompanhar a evolução disso.

Durante essas apresentações, foram feitos 3 anúncios importantes: A disponibilização do Java SE 7 SDK, do Java EE 6 e do Java FX 1.2. Sobre essa última, a diretora de engenharia da plataforma JavaFX demonstrou um Player de Vídeo feito com JavaFX construido praticamente sem a necessidade de escrita de código "na unha", apenas arrastando e soltando componentes e estabelecendo ligações entre eles, tudo de forma visual.

É claro que não podia faltar o "pai do Java" James Gosling. Ele falou sobre o novo Java Store, uma espécie de catálogo de aplicações Java construído em JavaFX, que permitirá descobrir, comprar (caso não seja gratuita) e instalar aplicações Java de um jeito bem simples: arrastando e soltando no Desktop. Foi exibido um jogo de paciência feito por Gosling; o chefe brincou perguntando: "Você não fez isso em horário de trabalho né?". A resposta: "Você não deveria fazer esse tipo de pergunta aqui!". Em algum momento Gosling ainda lançou um "desafio", dizendo que gostaria de ver o JavaStore rodando numa TV Digital; Alguém se habilita!?. Em seguida ele e Scwhartzs convidaram o Mark Gerhard, CEO da Jagex (de Java Game EXperts!) para receber seu Duke's Award pelo jogo Rune Scape, um caso de sucesso mundial de game escrito em Java.

Em seguida, o fundador da Sun Scott McNealy foi convidado ao palco; Os 3 assistiram juntos a um divertido filme que resumiu os 14 anos de Java. McNealy estava visivelmente emocionado e fez uma espécie de homenagem a Gosling; Disse que ao ser perguntado pelo pessoal de RH (eles estavam elaboranco um programa de capacitação) sobre como definiria um líder na Sun, pensou e respondeu com uma palavra: CORAGEM. E que isso James tinha e tem de sobra, principalmente quando inventou o Java há 14 anos. Depois do tradicional "arremesso de camisetas", que deixou Gosling bastante ofegante, foi entregue outro Duke's Award para o CEO do Alice, uma solução para ensinar crianças a programarem que começa de forma gráfica e aos poucos vai introduzindo os comandos escritos. Fiquei curioso para saber mais.

Chegava, então, o esperado momento. Finalmente aparecia o Larry Ellison, CEO da Oracle, para dividir o palco com Scott McNeally (estranhamente Gosling e Johnathan se retiraram do palco rapidinho!) e falar sobre a aquisição da Sun. O " Clóvis Bornay americano" (irresistível essa comparação... olha a cara dele!) ressaltou a importância de Java ("100% das soluções Oracle são baseadas em Java ... porque Java é aberto"), JavaFX e OpenOffice (que, segundo ele, vai passar a usar JavaFX em algumas partes visuais). Sobre o que vem mais por aí ele apenas disse "se você quer saber sobre o futuro precisa olhar para o passado", pelo menos deixando a entender que não pretende dar passos para trás "fechar as portas" para essa importante comunidade criada em torno das principais tecnologias da Sun. Ele também falou que gostaria de ver dispositivos produzidos pela Sun, citando especificamente o Google Android. Vamos ver se ele se aventura nessa área. McNeally ainda deu um presente e um recado: bandeirinhas que correspondiam a 5 letras: J A V A. Scott agradeceu imensamente a tudo o que a comunidade de desenvolvedores tem feito e saiu aplaudido de pé.

O restante do dia reservei para assistir sessões, circular pelo pavilhão e conheces pessoas. Gostei muito da Castle in The Clouds: SaaS Enabling JavaServer Faces Application. Boas dicas de como criar Aplicações como Serviço usando JSF, mostrando como embutir características de customização, personalização, gerenciamento de níveis de serviço, métricas de monitoração, dentre outros. A apresentação está disponível on-line no blog do autor.

No Community Corner assisti o Juggy entrevistando a brasileira Fabiane Nardon e o alemão Tonni Epple sobre o JavaTools, espécie de catálogo de ferramentas Java hospedado no java.net que tem em seu portfólio por exemplo desde o popular Hudson, software de integração contínua, até o SuperCrud, projeto quase que individual (ainda...) do Vinicius Senger (Globalcode). Numa dessas situações inusitadas, lembrei que o Tonni Epple foi a única pessoa que eu vi na internet que escreveu um Tutorial de uso de um plugin NetBeans escrito por mim chamado DTDtoBean, para geração de código JavaBean a partir de arquivos DTD, útil para serialização/deserialização de objetos para XML e vice-versa usando frameworks como XStream, Simple (do qual Toni, assim como eu, também é fã) e Java Objects in XML (JOX). É claro que não perdi a oportunidade de conversar um pouco com ele sobre o assunto e demonstrar minha felicidade de ver que pelo menos 1 pessoa gostou do projeto. Já vale a pena!

Entre Sven Reimers (Duke's Award Winner 2009) e Toni Epple 

Ao final do dia, fui à festa do Java Community Process, JCP, onde estão várias pessoas importantes que estão no topo da cadeia que define os rumos da tecnologia. Boas conversas, dentre elas um ótimo papo com o Aaron Houson (coordenador dos JUGs na Sun), eu e Magno Oliveira. Convidei o Aaron para vir ao Brasil participar de um evento no final do ano, provavelmente em Natal - RN, que está sendo organizado pelos vários grupos de usuários Java do Nordeste. Ele ficou animado. Eu também.

Existem mais brasileiros blogando sobre o JavaOne. Vale a pena ver a visão deles sobre o que tem acontecido por aqui. Duas dicas:
Blog do Felipe Gaúcho (CEJUG)

Blog do Magno Cavalcante (RioJUG)


Algumas fotos do 1o dia

0 comentários: