quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tagged under: , ,

Segundo dia JavaOneBrasil


Segundo dia

No segundo dia com um número bem superior de palestras em relação ao primeiro dia dividido em 4 auditórios o evento lotou praticamente todas as salas aparentemente não houve uma expectativa por parte da organização de um número tão grande já que em alguns momentos não tinha espaço nas salas para os participantes. A presença da comunidade java se apresentou muito forte em relação ao dia anterior tendo também reuniões e discussões ao longo do dia. Dentre todas as palestras e discussões teve destaque os seguintes temas:
No início da manhã teve uma palestra sobre o Java EE6 o palestrante focou muito na facilidade do código, corte de algumas configurações com xml e reforçou que a tendências para a versão enterprise do java é que cada vez se escreva um número menor de código com as versões posteriores.
Também ainda na manhã foi falado sobre os novos recursos sobre o Enterprise java bean dentre esse podemos destacar os recursos de schedule, que com anotações se pode definir a execução automatizada de algum processo, se pode fazer isso a partir de anotações no método definindo que ele será executado (@ schedule) e com o período em que esse método será executado. Nesta palestra tiveram demonstrações dos recursos com a nova IDE netbeans 7.0 beta. Nesta palestra também mostrou diversas funcionalidades que o netbeans tem para desenvolver no java ee tornando alguns processos automatizados. Nas duas apresentações pela manhã não houve nenhuma novidade houve a explicação dos recursos já existentes na plataforma.
Na hora no almoço teve também o encontro com a comunidade no hotel transamerica essa interação é bastante importante para uma troca de experiência e informação.

No início da tarde dentre as palestras podemos destacar os seguintes assuntos:

Ginga nessa palestra foi apresentado o crescimento da televisão digital no Brasil, foi mostrado principalmente o J-Ginga que é a parte java do ginga, uma coisa muito interessante mostrado nesta palestra foi a superioridade da tecnologia brasileira em relação as outras dentro do mundo e em um futuro não muito distante a tecnologia brasileira tende a influenciar todos os de mais países para a televisão Digital, um exemplo bem interessante é que nos Estados Unidos para ter acesso ao conteúdo digital se paga um valor aproximado de US$ 80,00 enquanto aqui tal acesso ocorre de maneira gratuita além interação ser extremamente limitada.

Automatização: Nesta palestra foi demonstrado o acesso a equipamentos eletrônicos e basicamente dividiu o acesso da máquina pelo homem em três partes:
  • uma máquina para poucas pessoas
  • uma máquina por pessoa
  • muitas máquinas por pessoa
E por isso com a tecnologia evoluindo de maneira exponencial além dos baixos custos desses equipamentos eletrônicos se pode tornar possível a automatização de uma casa. Outro ponto importante é a tendência do open hardware, basicamente uma versão open source do hardware ou seja uma máquina com suas especificações abertas, existe um número crescente de máquinas como o projeto rip rap que é uma impressora 3d que hoje custa cerca R$700,00 podendo ser acessível até mesmo por pequenas escolas públicas e também o Sun spot que foi o primeiro open source hardware do mundo em torno de 4 anos atrás.

Rest Service e html 5.0: A integração entre sistemas é bastante crescente já que é grande o número de sistema a serem substituídos, por exemplo de delphi para java, e eles não serão feitos de um dia para o outro além do que a integração não ocorre apenas por sistemas antigos, mas também com sistema atuais como por exemplo redes sociais como o twiter ou usar o google maps para expressar a localização de sua empresa e o restful é uma dessas soluções para a integração entre os sistemas.
Atualmente na versão 2.0 o jsf, java server faces, traz uma parte a implementação do restful, jsr 311, e nas próximas versões será integrado com o html 5 que visa dentre as principais vantagens:
  • A limpeza de código deixando a implementação mais limpa e de fácil compreensão para futura manutenção
  • O uso alguns recursos que antes era obrigatório o uso plugins como o flash,por exemplo, a execução de vídeos e de áudio.
  • O uso de canvas que traz facilidade no momento de desenhar recursos gráficos até mesmo para plotar gráficos para ilustrar um relatório de uma empresa.


No final da tarde houve mais uma discussão com a comunidade java falando sobre os web frameworks existentes hoje no mercado a reunião foi inicialmente conduzida por Vinícius Senger da GlobalCode. No mercado java hoje existe milhares de ferramentas de desenvolvimento para diversas utilidades como por exemplo na persistência com o hibernate, toplink, jpa etc. Para injeção de dependências pode se usar o Spring, google guice, CDI e para componentes gráficas como o gwt, jsf, rich faces, ice faces etc. Então como definir a melhor ferramenta para cada situação ? Existe de fato uma ferramenta capaz de resolver todos os problemas em todas as situações ?
A resposta foi simples “não” para se dizer qual é o melhor praticamente teria de fazer com que todos os programas fossem iguais e fizesse as mesmas coisas o que na prática é impossível. Apesar da reposta bastante óbvia a grande vantagem dessa discussão foi a troca de experiência e opinião de todos falando e defendendo seu ponto de vista.
Um dia bastante motivador em que se viu todo o brilho da comunidade java no Brasil além de discussões em que todos que quisessem podiam falar e expor sua opinão, sendo ou não da comunidade, certamente deu um grande gás e dando a esperança de que o evento seja tão bom ou melhor como hoje com muitas discussões e palestras vindo da comunidade. No ultimo dia haverá a apresentação do demosele 2.0 um framework open source brasileiro que será apresentada por Zyc.
Fotos:





Video:



0 comentários: