quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tagged under: ,

JavaOne 2009 - 2o Dia



O ponto alto do 2o dia de JavaOne para mim foi a General Session do final da tarde, chamada Your Lifestyle: Mobile, TV and Beyond (video acima). Uma série de conversas e demonstrações interessantes sobre o uso de Java nos mais diversos tipos de dispositivo: Celular (sao 2.6 bilhões de mobile phones usando Java), SmartBook, Amazon Kindle, Netbook, PlayStation, Set-top Box, Blu-ray disk. Ainda meio insipiente no JavaOne de 2008, agora o JavaFX desponta como um forte competidor nesse mundo, aproveitando-se da caracteristica multiplataforma do Java (graças ao Java Runtime Environment, a maquina virtual Java). Aplicações de excelente qualidade visual e interatividade podem ser construidas por desenvolvedores usando ferramentas como o NetBeans (que ja possui suporte ao JavaFX SDK - veja em javafx.netbeans.org); Um mesmo programa sendo " deployed" para todos os tipos de "screen" . Melhor do que eu tentar descrever, sugiro ver direto o capitulo 2 video já disponivel.

Quanto às sessões, destaco uma Mesa Redonda sobre Tecnologias de TV Digital. O foco dos americanos, diferente do Brasil, é TV a cabo e Blu-ray discs. Veja no post anterior o que Clayton Chagas, brasileiro que apresenta uma sessao sobre o assunto na 6a-feira, achou do papo. Tambem fui conferir Building Commercial-Quality Eclipse Plug-Ins, apresentada pelos caras que escreveram o livro de mesmo nome. A apresentação foi um condensado de um Tutorial de 6 horas e apresentou boas dicas. O tema desperta interesse devido a reestruturação da arquitetura dos plug-ins do Demoiselle Framework que estamos iniciando (quer contribuir? junte-se a nós em sourceforge.net/projects/demoiselle-wzd). Entre uma sessão e outra aproveitei que a fila estava pequena e tirei uma foto com o Duke!


Depois de tanta informação e muita conversa interessante (principalmente no java.net Community Corner) eu e o Gabriel Falconieri (o primeiro e único especialista que conhe'co em Java Modeling Language - JML) fomos de bonde no Hard Rock Cafe do Fishermans Wharf comer uma refeição decente (todo dia o sanduiche fornecido aos participantes, ninguem aguenta!)

0 comentários: