segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tagged under: , ,

JavaOne, aí vamos nós!!!!


Estou em San Francisco desde sábado, no aquecimento pro Comunnity One (que começa nessa 2a-feira) e JavaOne 2009 (a partir de 3a). Umas 16h de hoje à tarde fui ao Moscone Convention Center fazer meu credenciamento. A atendente era uma simpática negra de Uganda, de sobrenome Lutta. Expliquei a ela o significado da palavra em português (com um T só, claro), dizendo que ela deveria então ser uma mulher guerreira. Ela e a atendente do lado sorriram. Tinha bem pouca gente na hora, mas coincidentemente um brasileiro estava sendo atendido ao meu lado. Identifiquei pela cor do passaporte. Ele ficou bem impressionado (assim como eu, em 2005) com a enorme estrutura do local e o nível de organização. (Uma confissão: Fiquei bem aliviado quando recebi a mochila desse ano, bem diferente das 2 "irmãs gêmeas" que tenho de 2005 e 2008. Iupi!)

O "material" de 2009

Esse ano são 3 slogans principais: JAVA = EVERYWHERE, JAVA + COMMUNITY = POWERFUL e JAVA = INNOVATION. Nos grandes painéis da entrada, fotos de pessoas reais como os filipinos Rommel Feria e John Paul Petines, criadores do belíssimo projeto Java Educational Development Iniciative - JEDI (saiba mais no site do DFJUG) que tive a honra de conhecer pessoalmente. Esse ano os Banners estão espalhados apenas na rua do Moscone, diferente de 2008 que tinha também nas ruas de acesso e até em cima dos táxis, por isso a divulgação me pareceu um pouco mais modesta (efeitos da crise?), mas isso em nada diminui a grandeza do evento.

Rommel Feria e John Paul Petine (foto: Aaron Houston)

Hoje à tarde ocorreram alguns mini-cursos do Java University, uma delas entitulada Writing Powerful Real-Time Web Applications Using Grizzly Comet ministrada pelo canadense Jeanfrancois Arcand, que já esteve palestrando em Salvador no TechDays 2007. Aliás, pra quem não sabia, estudantes e professores tem uma chance de conseguir registro gratuito para participar do JavaOne, CommunityOne e Java University (já é uma booooa economia, né!?). As 19 teve uma festa do Glassfish, que eu tinha me programado para ir, mas resolvi me poupar para a semana que será longa e, espero, produtiva e - porque não - divertida!

Agora com as guias da programação em mãos, vou começar a fazer uma seleção do que pretendo assistir nesses dias. Estava tudo disponível on-line há bastante tempo, mas como bom brasileiro e baiano, ..., já sabe né?! A partir de amanhã blogarei aqui e "twittarei" em javabahia e serge_rehem, repassando informações em tempo "quase real" direto de San Francisco, California. As fotos ficarão no PicasaWeb do JavaBahia. Abaixo, algumas.

1 comentários:

Bruno Ghisi disse...

Cool!!!