segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tagged under: , , , , , , , ,

As Threads Java do LinguÁgil / Sorteio do iPOD - 12 a 14/11

Ei Pessoal,

Não sei se todos já tiveram a curiosidade de olhar a programação do LinguÁgil (www.linguagil.com.br), então transcrevo aqui a lista de atividades relacionadas a Java. Embora seja um evento misto, o JavaBahia não se esqueceu da sua missão em disseminar a tecnologia Java, portanto reforço que neste evento são várias as oportunidades de capacitação.

É nosso último evento deste ano. Tecnologias Java/Web como JSF (ministrado por dos instrutores de maior renome da Globalcode), Desenvolvimento Orientado a Testes com Java (uma tendência irreversível), Desenvolvimento de Portlets (quem se interessa por Redes Sociais, Web 2.0, precisa ver isso) e Business Inteligence com a excelente ferramenta Pentaho. Teremos também uma palestra sobre novas linguagens que rodam sobre a máquina virtual Java. A ainda tem muita coisa legal de metodologias ágeis, desde a parte mais conceitual e filosófica até a Extremme Programming na Prática. Tem para todos os gostos!

E os participantes do LinguÁgil ainda concorrerão a um sorteio de um iPOD Shuffle!

VALE a pena conferir!!!

MINI-CURSOS
Java
Criando uma Aplicação Web Completa com Java ServerFaces - 12/11

Neste hands-on vamos construir uma aplicação completa com JavaServer Faces para manipular entidades do banco de dados utilizando JPA e também implementar segurança para efetuar o processo de autenticação e autorização. Ao término você terá um aplicativo completo para manutenção (inclusão, exclusão, alteração e pesquisa) de uma tabela de banco de dados.

Pré-requisitos:
- Programação Orientada a Objetos / UML / Design-patterns
- Sintaxe da Linguagem Java
- Classes Utilitárias, Collections
- Desenvolvimento Web com JSP 2.0, Servlets
Alberto "Spock" Lemos (Globalcode)
Java
Desenvolvendo Portlets com Liferay Portal - 12/11

Portais Corporativos não são mais novidade para ninguém. A JSR 168, que define a especificação de Portlets, completa 6 anos no próximo dia 27/10. Ao longo deste tempo, produtos para todos os gostos e bolsos nasceram, cresceram e sucumbiram no mercado. Dentre eles, destaca-se o Liferay Portal pela maturidade e aderência contínua às últimas tendências da colaboração corporativa, que o posicionou como ferramenta de vanguarda no quadrante mágico do Garner Group.

Este mini-curso aborda técnicas de desenvolvimento de portlets utilizando a ferramenta livre Liferay Portal. Começaremos com sua instalação, explorando seus mecanismos básicos de administração, customização e extensão, seguido de discussões e experimentações práticas sobre as APIs e tecnologias existentes para a construção de portlets.

Utilizaremos as APIs de Portlets 1.0, Portlets 2.0, AJAX, jQuery, Struts, Spring, Velocity e talvez até Ruby e PHP para desenvolvimento de nossos testes. Portanto, um bom conhecimento prévio da tecnologia Java é mais que bem-vindo. E vamos codar!
Alexandre Gomes (SEA Tecnlogia)
Java
TDD (Test Driven Development) - Desenvolvimento dirigido por testes - 12/11

Desenvolver software com qualidade requer um pouco de empenho. É preciso ter uma visão de tudo que acontece no software e qual o comportamento que esperamos no software. Isso é fundamental para qualquer tipo de software e ainda mais importante quando queremos manter um desing flexível. Para isso, utilizamos testes automatizados, mas não apenas como mecanismo de verificação. Utilizamos os testes como mecanismo de modelagem.

Neste curso, veremos juntos, como utilizar as práticas do Test Driven Development para desenvolver um pequeno sistema, entendendo conceitos de testes rapidamente e exercitando na prática tópicos como Mocks, Behavior Driven Development, Isolamento dos testes, Refactoring através de testes, entre outros.
Felipe Rodrigues (Fratech)
Java
Pentaho - Open Source Business Inteligence - 13/11

Neste curso você praticará desde a criação de um data warehouse até um portal para acesso às soluções de BI que inclui modelagem dimensional, trabalhando com alguns conceitos OLAP, com segurança de acesso, auditoria de uso e visual customizado.
Thiago Mariano (Serpro)


PALESTRAS
13:30 Linguagens para a Máquina Virtual Java (JVM) - Groovy, Ruby, Scala, Ioke e Clojure Felipe Rodrigues (Fratech)
14:20 Pentaho - Open Source Business Inteligence Thiago Mariano (Serpro)
18:10 As novidades do JSF 2.0 / JSF Scrum Toys Alberto "Spock" Lemos (Globalcode)

0 comentários: