quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tagged under: , ,

JavaoneBrasil no primeiro dia




JavaOne é um evento que acontece anualmente desde de 1996, iniciada com a finada Sun, cujo o objetivo é discutir tecnologias java e futuras tendências que acontece nos Estados Unidos. Neste ano o javaone ganhou também uma versão brasileira e o evento veio agregado a outro , o Oracle Develop e o Oracle Open Word, em um único local, no Transamerica Expo Center, em São Paulo e nos mesmos dias, 7 à 9 de dezembro o público calculado pela organização foi de onze mil pessoas fazendo o maior evento de TI, tecnologia da informação, da América latina.
O grande diferencial deste evento organizado pela Oracle foi a grande participação da comunidade Java com um número maior de 50% das palestras, um número maior de participação comparado aos eventos da Sun Tech Day.

Primeiro Dia

No primeiro dia do evento se deu destaque a grande presença da Oracle nas palestras, em praticamente todas, e uma presença bem tímida das comunidades. O evento foi aberto pelos diretores e executivos da Oracle,. O que chama bastante atenção no evento é o grande número de standes além de um auditório principal com uma megaestrutura.
No final da manhã se iniciou algumas palestras dentre as principais foram:
  • Java fx 2.0 que trouxe como a principal novidade a descontinuação do fx script que será substituída pela linguagem java e será permitida o uso de outras linguagens que rodam atualmente na jvm como o groovy.
  • Java 7 que foi demonstrado algumas novidades principalmente funcionalidades para diminuir e facilitar o código java.


No meio da tarde o evento se mostrou bem mais interessante para os entusiastas da tecnologias Java, já que a Oracle mostrou as tendências do java para os próximos anos dentre as quais podemos destacar:
  • A entrega do java 7 para ser lançado no meio de 2011, menos Lambda, Jigsaw, e parte do Coin, deixando algumas promessas para o java 8 que será lançado no final de 2012
  • Ainda sobre o java se falou sobre a revolução dos java 7, 8 e 9, tais como simplificação de código (operador diamante e propriedades sem get e set), exploração da computação paralela para aumentar a performance (projeto lambda jsr 335).
  • A próxima versão do jsf 2.1 com um maior número de funcionalidades como o xml livre de especificação e na versão da versão 2.2 trará recursos para a integração com o html 5.0.
  • No jpa 2.1 se prometeu algumas melhorias das funcionalidade de Query.
  • Falou de melhoria em geral para a plataforma enterprise do java para as versões 7 e 8.
  • Falou sobre o java embarcado mostrando que a Oracle não esqueceu do java me e sua grande promessa é o java mobile voltado para o mundo web para aproximar cada vez mais da web. Html, javascript em um mesmo ambiente.

No final da tarde houve uma reunião com os líderes de grupos de usuários java essa reunião foi conduzida por Bruno Sousa, o javaman, que falou da necessidade de maior integração entre as comunidades javas em todo o Brasil. Falou também da criação de um grupo de discussão para o open jdk além de um grupo de organização e criação dos grupos de usuários java no Brasil.
Nessa reunião também foi comunicado sobre a relação entre a Oracle e as comunidades java afirmando que existiam reuniões regulares entre a comunidade e a equipe da Oracle além de elogios por parte dos líderes das comunidades em relação a organização da Oracle.

Para o primeiro dia, apesar de um início de pouca movimentação, foram mostradas muitas novidades além do projeto para as novas versão e para o futuro do java. Para os próximos dias a expectativa é muito grande já que neles se encontram uma maior participação da comunidade java além de um número muito maior de palestras.
Fotos:




Segue o video gravado por Zyc  durante o evento do java one.











1 comentários:

Unknown disse...

É isso aí Otávio! Parabéns pela iniciativa de realizar a cobertura do JavaOne Brasil direto de Sampa!

No blog do Arun Gupta tem também uma cobertura bem legal do 1o dia, fica aqui a dica: http://blogs.sun.com/arungupta/entry/oracle_open_world_java_one5