quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tagged under: ,

Retrospectiva 2008

2008 definitivamente foi um ano excelente para o JavaBahia.

Quanto aos eventos, em abril já estávamos realizando o I Simpósio Java do Sertão fora de Salvador, junto com o recém-criado SertãoJUG, grupo de usuários Java de Feira de Santana e região, que nasceu com todo o apoio do JavaBahia (como agradecimento, ganhamos de presente a nova logo do grupo. Legal, né!?). Um excelente público, num ótimo local e palestras de alto nível. Em junho fomos "provocados" pela InfoqJr, empresa júnior da FIB, para fazer o I Salvador Java Day. Trouxemos de brasília o amigo Alexandre Gomes e demos espaço para outros baianos. Em setembro, participamos do Mês do Java junto com várias cidades Brasileiras, numa força-tarefa coordenada pela Sun com JUGs do Brasil. A FLEM nos deu todo o apoio e tivemos até transmissão via WebCast, com o apoio da Prodeb. Missão cumprida, quanto aos eventos maiores.

Outra novidade foi a criação deste blog em março, um canal mais informal de comunicação com a comunidade. Destaque para a iniciativa de Alexandre Lima, que se voluntariou para postar tutoriais (de excelente qualidade e ótima repercussão, diga-se de passagem). Essa parceria rendeu até um artigo em dupla na JavaMagazine, sobre BeansBinding.

Em abril iniciei a cobertura de eventos em "tempo real" comentando sobre o FISL 9.0 - Fórum Internacional de Software Livre. Em maio tive a oportunidade de representar o JavaBahia no JavaOne, postando diariamente sobre os acontecimentos. Conheci outros JUGLeaders (inclusive o simpático Aaron Houston (abaixo, na foto), coordenador dos JUGLeaders na Sun) e fiz vários contatos que até hoje rendem frutos. Vi muita coisa interessante que compartilho sempre que possível.


Destaco ainda duas participações como convidado em outros eventos. No V Estudo Dirigido de Computação e Informática da Faculdade Ruy Barbosa, aliada sempre gentil conosco, debatemos o mundo Sun x Microsoft. No final, concluímos que a linguagem realmente indispensável de se aprender no mundo de TIC é o inglês. Em novembro fiquei muito honrado de participar do V Natal Java Day, palestrando sobre o programa do Imposto de Renda Java. Foi excelente para conhecer pessoas de outros JUGs do Nordeste. Pra finalizar, ainda conseguir um tempinho para modestas contribuições nos projetos brasileiros Marge, um plugin pro NetBeans, e mOOo! - mObile OpenOffice.org Impress Controler. um tutorial e pequenas melhorias no código.

Enfim, foi um ano marcado por intensificação de parcerias e consolidação do grupo, o que nos permite alçar vôos maiores. O grande dilema que vivemos é a administração de tempo: Como equilibrar família, trabalho, lazer, amigos e JUG? É uma busca contínua

Nem tudo são flores, então ficou um pouco de frustração por não termos conseguido retomar nossas reuniões "intineirantes" periódicas, cuja idéia principal é passar pelas faculdades falando de Java e divulgando o JavaBahia. Também nossa lista de discussão poderia ser mais movimentada, e realmente precisamos de mais colaboradores nesse blog. Quem sabe em 2009? A nossa parte, procuraremos continuar fazendo (tem "coisas" já na incubadora... vem novidades por aí) com muita dignidade e vontade de acertar.

Um felicíssimo ano para todos e, como diz o amigo e Java Champion Daniel deOliveira (DFJUG), BONS CÓDIGOS!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Serge,

Acompanho o blog frequentemente. Gostaria de saber como faço para participar da lista de discurção. E também queria sugerir que falem um pouco mais do javafx. Quero estudar a respeito, mas tenho tido dificuldades com relação a material.

T+

Unknown disse...

Samuel,

No site javabahia.dev.java.net tem as instruções de como entrar na lista de discussão do JavaBahia.

Sobre JavaFX, valeu a sugestão! Uma dica que eu daria é o blog http://silveiraneto.net/tag/javafx/, de um dos membros do CEJUG.

Abraço!
Serge