quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tagged under: ,

JavaOne 2008 - 1o Dia: Java+You

Java+You: 13a edição, 15.000 participantes, 75 horas de evento. Depois do musical de abertura, James Gosling, que dispensa apresentações, e John Gage, Chefe de pesquisa e Vice-presidente do Escritório de Ciências da Sun, abrem o evento com esses impressionantes números e o tradicional "Don't be shy! (be like brazilians!)", estimulando a troca de informações e experiências. Logo cedo já tinha fila para entrar na esperada General Session (que você pode rever aqui), onde são mostradas as principais novidades. É o termômetro de como será todo o evento.


Início da General Session, após o musical

Primeiro foi mostrado o Sentilla (um dos vencedores do Duke's Award Choice), que roda Java com wireless num dipositivo muito pequeno, usado no JavaOne para medir a entrada e saída de pessoas nas salas do evento. Segundo Gosling (veja esse vídeo), a chamada pervasive computing torna as pessoas mais criativas e as coisas aos nosso redor mais "inteligentes". Foram exibidos gráficos interessantes que podem servir, por exemplo, para quantas pessoas estão saindo no meio de uma palestra. Um valor alto pode indicar insatisfação com o palestrante ou o tema.

Em seguida, Rich Green, Vice-presidente Executivo da Sun, fala de consumers drive innovation, ressaltando que as empresas estão definitivamente mudando seu foco para aplicações direcionadas ao consumidor, e menos na tecnologia em si. Logo após, a demo de uma Rich Internet Aplication de excelente qualidade gráfica. O Connected Life, feito em JavaFX com um plugin pro NetBeans, mixa informações do Twitter, Flickr e Facebook. O mesmo código roda, sem alteração alguma, no browser, no desktop (você pode arrastar da página e soltar na área de trabalho) e num celular. Legal também foi ver o AmazonKindle, livro eletrônico com wireless rodando Java. Mais dados: No mundo, 85% dos celulares, 91% dos PCs e 100% dos blu-ray discs rodam Java. Quer mais? O NetBeans a cada ano aumenta em 44% seus usuários ativos, O MySQL tem em média 65000 downloads/dia, existem dezenas de Linguagens de Scripting suportadas por Java e o kernel da versão 3.0 do Glassfish (que virá bastante modularizado) terá 98KB e starta em menos de 1 segundo. A plataforma Java está na base disso tudo, o que significa portabilidade. No final, uma surpresa, o rock star Neil Young esteve presente para falar sobre o archive project que tem por objetivo registrar sua carreira completa em um disco blu-ray com design bem interativo, tudo usando Java (saiba mais). Pena que ele não chegou a dar uma palhinha...


Neil Young no JavaOne

A partir daí começaram as Technical Sessions. Logo na primeira que vi, falando sobre as novidades do Java SE 6 udpate 10, tive a surpresa da citação ao IRPF Java como um caso de sucesso do uso de Java no Desktop (é claro que fui conversar com os apresentadores depois disso!). O JSE6u10 possibilitará um download mais rápido do JRE (pois agora existe um kernel básico com cerca de 4,5 MB), um serviço Java QuickStart (que vai pré-carregar a JVM em memória, deixando mais rápido o tempo de startup da JRE, melhorias de performance gráfica no Windows, o novo look-and-fell Nimbus, reformulação no mecanismo de Applets (sim, elas vão ressuscitar!) e JavaWebStart dentre outros. Vale a pena conferir o que vem por aí. Também vi a More Effective Java, com Joshua Bloch, autor do livro de mesmo nome, que falou sobre uso de Generics, Enumerations e Lazy Instatiation. Uma palestra bem técnica para quem que fazer bom uso dos recursos da linguagem.


Eu e Mr. John Gage

À tarde, ocorreu a Sun Technical General Session, comandada por Robert Brewing, que abordou com mais detalhes o Glassfish, destacando sua modularidade, facilidades de hot deploy, nova API JAX-RS para Restful WebServices, suporta a linguagens de scripting e componentes de terceiros. Mais exemplos aplicações JavaFX foram exibidos, uma delas com uma designer e um programador trabalhando juntos (alterando na hora interface e comportamento do programa), me fazendo perceber que muito investimento nessa plataforma vem por aí. Quanto ao JavaSE, o Danny Coward, Líder da Plataforma Java SE, falou sobre as novidades do Java 7 (veja a apresentação dele no jazoom). Num gráfico de estatisticas de download da JRE ele mostrou um pico em março, segundo ele por duas principais razões: a disponibilização do Java 6 update 5 e a disponibilização da aplicação gratuita para declaração de Imposto de Renda do governo brasileiro (confira o vídeo, no trecho entre os minutos 43 e 45). Pela segunda vez no dia, nesta para um público bem maior, reconhecimento da Sun à importância do que estamos fazendo no Brasil. Assim que terminou, fui apresentado a John Gage e Rich Green, quando tivemos alguns minutos de conversa sobre o IRPF e seus impressionantes 17,5 milhões de usuários da versão Java em 2008.

Bom, também circulei pelo pavilhão, estive no CommunityCorner interagindo com outros jugleaders, fui na recepção para os press analysts (onde consegui a foto com Simon Phipps, um dos mentores do open source na Sun), participei de um jantar exclusivo de executivos da Sun com o pessoal da imprensa, e conversei com gente de diversos lugares: Canadá, China, Italia, Franca, Venezuela, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Holanda, Noruega. O JavaOne é realmente uma esperiência inesquecível. E isso foi só um breve resumo do primeiro dia! Quer ver mais algumas fotos? Clique aqui.


Givanildo, Simon e Eu. Brasil representado na recepção do press analyst.

0 comentários: