sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tagged under: , , , ,

Certificados PDF - Envio automático por email via Internet

Desde comecei a organizar eventos, quando assumi a liderança do JavaBahia em 2005, a emissão e entrega de Certificados de Participação sempre foi um calo em nosso pé, num sapato apertado. Produzir a arte, coletar os nomes, imprimir (e arcar com esses cu$to$) a mala direta e entregar corretamente a cada um dá um trabalhão.

Com o passar do tempo, a entrega via e-mail em formato PDF passou a ser uma alternativa interessante, mas carecíamos de um faciltador para essa tarefa. Pensando nesse problema comum a todos os JUGs (Java User Groups), o saudoso Felipe Gaúcho (CEJUG) criou o projeto Footprint. Cheguei a trocar ideias com ele e fazer modestas contribuições, e o Footprint resolveu parte dos meus problemas.

Recentemente, os amigos Bruno JavaMan Souza e Eduardo Lima, ambos ex-Sun, encontraram meu nome na lista de contribuidores. Eduardo trabalha com educação e vem sofrendo do mesmo problema que eu relatei no início do texto. Ele tentou o Footprint, mas teve dificuldade por não ser da área de desenvolvimento. Foi aí que eu me dei conta: O Footprint é um ótimo projeto para quem se vira bem com programação e código, mas não ajuda muito as "pessoas normais".

Com a onda crescente de computação em nuvem, tive a seguinte ideia: Porque não disponibilizar um serviço em nuvem que seja simples e fácil de utilizar? Desenferrujei meus conhecimentos de Groovy, Google Appengine e Gaelyk e coloquei a mão na massa. O resultado é o Certificados PDF versão Beta que disponibilizei em http://certificadospdf.appspot.com. No site eu busquei explicar o funcionamento, que envolve apenas 3 passos.

Espero que usem, gostem, critiquem, comentem e sugiram. E compartilhem para que outras pessoas com a mesma necessidade possam ser beneficiadas.


8 comentários:

Anônimo disse...

Estou tentando gerar um certifcado, porém os passos 1 e 2 vai normalmente mais na hora de enviar não recebo o certificado por e-mail mais a mensagem diz que foram enviados com sucesso.

Anônimo disse...

Olá!
O meu certificado também não está chegando.
O que pode ser?
Obrigada

Unknown disse...

Quem tiver dificuldade por favor me manda o arquivo template e o csv (pode ter apenas um ou dois registros, só para eu conferir o layout) e eu verifico o problema.

Manda para serge.rehem em gmail.com

Anônimo disse...

Eu consigo incorporar esse recurso no WordPress para geração de certificado automaticamente..

Davide disse...

Adorei a ferramenta,mas estou tendo um problema com os nome acentuados. Acredito ser um problema de codificação na hora que salvo em csv, mas não sei como resolver.

Davide disse...

Os certificados com nomes sem acentos são gerados normalmente.
Quando o nome tem acentos (João) a letra acentuada some.

Anônimo disse...

Preciso de um sistema de consulta de validade do certificado.
Sistema básico em que se coloca o número e retorne que é válido.

Unknown disse...

Vc pode colocar um campo específico no certificado que seja um numero de controle proprio e colocar esse numero no arquivo csv.
Quanto ao sistema de consulta, envie email para serge.rehem@gmail.com q posso ver como ajudar...