sábado, 23 de maio de 2015

Tagged under: , , , , ,

20 anos de Java!

foto twittada por Sharat Shander

Hoje, 23 de maio, o Java está fazendo aniversário de 20 anos!

É incrível como uma linguagem de programação pode  influenciar a vida, a carreira, a história de tantas pessoas e organizações.

Eu não tenho como enumerar aqui o tanto que Java me deu, gastaria hoooooras.

Vou listar só algumas coisinhas;

Por saber programar em Java fui desenvolvedor (junto com Elizier Santos), depois líder (substituindo o amigo Júlio Shinzato, da Receita Federal) da equipe do programa do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF.

Por causa do IRPF conheci Bruno JavaMan Souza e nos tornamos amigos.

Bruno, Juggy e Serge, JavaOne 2005

Por causa de Bruno fui apresentar o IRPF Java no Café Brasil (minha primeira palestra em um grande evento!) e depois no JavaOne 2005 (justamente nos 10 nos de Java!). De lá pra cá conheci Daniel deOliveira, Yara e Vinicius Senger, Maurício Leal, Fábio Veloso, Bruno Ghisi, Andre Faria e muita, MUITA gente da comunidade Java que hoje se tornaram amigos.

Por causa do JavaOne (eu voltaria a San Francisco mais 2x!), e da influencia de Bruno e Daniel, conheci Eduardo Bart, Ulisses Telemaco e me juntei ao JavaBahia.

JavaBahia presente no JavaOne, com cobertura completa aqui no blog!


Por causa do JavaBahia fui convidado a liderar o time do Demoiselle Framework, no Serpro, no nomento em que a v1 estava pronta e precisava criar um ecossistema de comunidade.


Por causa do JavaBahia conheci Aécio Júnior e ajudei a fundar o SertãoJUG e a realizar o I Simpósio Java do Sertão. Hoje estamos juntos em outra empreitada relacionada a ensinar programação e robótica pra crianças. (E foi ele que nos presentou a logo do JavaBahia q vc viu mais acima!)


1o Simpósio Java do Sertão em Feira de Santana, em 2008


Por causa do JavaBahia, conheci Alexandre Gomes, Manoel Pimentel, Renato Willi, Bruno Pedroso e um bocado de gente que me apresentou o mundo dos Métodos Ágeis e Empreendedorismo.

Por causa dos Métodos Ágeis fizemos o Maré de Agilidade em Salvador, evento que rodou o Brasil e de onde surgiu a ideia (e o fato!) do primeiro livro sobre Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software feito pela comunidade Agile brasileira.

Por causa do Maré de Agilidade e do JavaBahia resolvemos juntas as comunidades locais de tecnologia e criamos o evento e o grupo LinguÁgil. O evento continua acontecendo todo ano e uma nova geração de líderes vem se formando!

o 1o LinguÁgil em 2009

Por causa do JavaBahia, dos Métodos Ágeis e Empreendedorismo, meu mindset vem mudando completamente, com meu primo Anísio Neto fundamos a Normando Transportes.

Por causa da Normando Transportes eu virei oficialmente um empreendedor e, por causa do meu irmão Leandro Rehem eu comecei a me interessar por Marketing Digital e criei o Marketing4Nerds.com.

E por causa do Marketing4Nerds tem muita coisa boa acontecendo, mas isso fica pra outro dia :-)

VIU SÓ QUANTA COISA ACONTECEUPOR CAUSA DO JAVA?


Tudo isso aconteceu na minha vida, e isso é só um recorte que certamente deixou de fora dezenas de fatos e pessoas importantes que mereciam ser citadas (como não falar das que passarem pelo JavaBahia deixando suas marcas, como Ádamo, Lucília e o nosso atual líder pop-mega-star Otávio Santana :).

Tudo isso começou com o Java.

PARABÉNS e vida longa ao Java!

PARABÉNS a todas as pessoas que fizeram e fazem a história do Java! 

PARABÉNS a todas as pessoas que assim como eu tem o Java fazendo parte das SUAS histórias.



Quer conhecer um pouco mais sobre a história do Java?


4 comentários:

Lucilia de Oliveira disse...

Muito bacana sua trajetoria com a Linguagem Java. Que isso continue lhe trazendo historias bacanas pra contar e nos fazer se emocionar com tantos fatos hisotoricos! E que a linguagem continue assim firme e forte e enrequecendo o nosso muito de Desenvolvimento de Software.
Parabéns Serge!

Rodrigo disse...

Parabéns pelo comentário e pela história muito bacana e motivadora, também tenho muito a agradecer por tudo o que fiz e aprendi realmente Java e Daniel Oliveira são pessoas e tecnologias que mudaram minha vida e pra muito melhor, forte abraço a todos os javaneses e que continuemos assim, crescendo e mostrando que essa linguagem tão difundida e robusta possa continuar a nos surpreender.

Unknown disse...

Obrigado Lucilia e Rodrigo :-)

Unknown disse...

Boa tarde Serge Renhem, Cara, por favor me ajude a aprender JAVA, voce conhece um bom curso para dar inicio a aprender o java, alguns cursos aqui em salvador so ensinam o CRUD. tenho uma aplicação que esta parada por falta de conhecimento e de onde e como procurar soluções, "JMF".
Conto com sua ajuda, e muito obrigado., Já sou seu fã .....