quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tagged under: ,

Desenvolvendo uma aplicação web de forma fácil e prática – 4ª parte

Para você que está chegando agora a este blog, saiba que estamos construindo uma aplicação web em uma seqüência de postagens (parte 1, parte 2 e parte 3) e, neste momento, construiremos o componente Web (veja arquitetura definida na parte 1) que irá “apresentar” o nosso sistema ao usuário.

Vá no menu Arquivo (File), Novo Projeto (New Project). Escolha a categoria Web e o tipo de projeto Aplicação Web (Web Application); clique no botão Avançar (Next). Dê o nome JavaBahiaWeb para o projeto, escolha a localização dele no seu computador e clique no botão Avançar (Next). Você agora terá que escolher o Servidor (Server) em que funcionará o sistema. Como o nosso sistema é simples, ele deverá funcionar em um container web simples como o Tomcat. Se não houver nenhum servidor listado nesta tela, você terá que adicioná-lo clicando no botão Adicionar (Add). No campo Caminho do Contexto (Context Path) escreva '/javabahia' (não esqueça da barra) e clique no botão Avançar (Next). Finalmente, marque o framework Visual Web JavaServer Faces, escreva no campo Pacote Java Padrão (Default Java Package) o valor 'javabahia.web' (não esqueça o ponto), e clique no botão Finalizar (Finish). O Netbeans abrirá para você o código da primeira página criada: Page1.jsp.

Clique com o botão direito do mouse no projeto recém criado, e escolha Propriedades (Properties). Selecione a categoria (categories) Bibliotecas (Libraries); clique no botão Adicionar Biblioteca (Add Library). Escolha a biblioteca que criamos na parte 2 (Hibernate) e clique em OK. Clique no botão Adicionar Projeto (Add Project), escolha o projeto JavaBahiaApp e clique no botão Adicionar JAR do Projeto(Add Project JAR Files). Por fim, clique no botão OK da janela de propriedades do projeto.

Neste post, iremos criar a tela de autenticação do usuário para acessar o sistema. Para isso, vamos renomear a página que foi automaticamente criada – Page1.jsp – para PageLogin.jsp. Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo Page1.jsp, clique em Refatorar (Refactor), depois em Renomear (Rename). Digite o novo nome no campo Novo Nome (New Name) e depois clique em Refatorar (Refactor).

Agora, crie a tela conforme a imagem abaixo, e configurando as propriedades dos componentes da tela de acordo com a tabela a seguir.


-------------------------------------------------------------------------------------
Tipo ! Id ! Propriedades ! Observações
GridPanel ! panelCampos ! {columns:2} ! ---
TextField ! txtLogin ! --- ! Coloque dentro de panelCampos.
Label ! lblLogin ! {for:txtLogin, text:Login} ! Coloque dentro de panelCampos.
PasswordField ! txtSenha ! --- ! Coloque dentro de panelCampos.
Label ! lblSenha ! {for:txtSenha, text:Senha} ! Coloque dentro de panelCampos.
GridPanel ! panelBotoes ! {columns:2} ! ---
Button ! btnAcessar ! {text:Acessar} ! Coloque dentro de panelBotoes.
Button ! btnLimpar ! {text:Limpar} ! Coloque dentro de panelBotoes.
MessageGroup ! grpMsg ! --- ! ---
-------------------------------------------------------------------------------------

Procure no pacote 'javabahia.web' a classe SessionBean1.java, e abra-a no editor de código do Netbeans. Digite, bem abaixo da seção Definição de Componentes Gerenciados (Managed Component Definitions), a seguinte linha:

private Usuario usuarioLogado;

Clique com o botão direito do mouse no código e clique em Corrigir Imports (Fix Imports) para o Netbeans fazer a importação da classe javabahia.entidade.Usuario. Clique novamente com o botão direito e escolha Refatorar (Refactor), Encapsular Campos (Encapsulate Fields). Marque para criar o get e o set, e clique em Refatorar (Refactor).

Agora, procure no pacote 'javabahia.web' a classe RequestBean1.java, e abra-a no editor de código do Netbeans. Digite, bem abaixo da seção Definição de Componentes Gerenciados (Managed Component Definitions), a seguinte linha:

private Usuario usuario;

Clique com o botão direito do mouse no código e clique em Corrigir Imports (Fix Imports) para o Netbeans fazer a importação da classe javabahia.entidade.Usuario. Clique novamente com o botão direito e escolha Refatorar (Refactor), Encapsular Campos (Encapsulate Fields). Marque para criar o get e o set, e clique em Refatorar (Refactor).

Digite, dentro do método init(), bem abaixo da seção Inicialização de Componentes Gerenciados (Managed Component Initialization), a seguinte linha:

setUsuario(new Usuario());

Volte à página PageLogin.jsp, com o editor visual aberto (design). Clique com o botão direito do mouse em cima do campo de texto txtLogin, e clique em Associar a Dado (Bind To Data). Clique na aba Associar a um Objeto (Bind to an Object), e selecione a propriedade login do objeto Usuario que está dentro do objeto RequestBean1. Clique em OK para finalizar a associação.

Clique com o botão direito do mouse em cima do campo de texto txtSenha, e clique em Associar a Dado (Bind To Data). Clique na aba Associar a um Objeto (Bind to an Object), e selecione a propriedade senha do objeto Usuario que está dentro do objeto RequestBean1. Clique em OK para finalizar a associação.

Clique com o botão direito do mouse em cima do projeto JavaBahiaWeb, e selecione Novo (New), Página JSF da Web Visual (Visual Web JSF Page). Digite PagePrincipal no campo Nome do Arquivo (File Name) e clique em Finalizar (Finish). Abra o arquivo faces-config.xml na seção Arquivos de Configuração (Configuration Files) e o Netbeans lhe exibirá as páginas até o momento criadas. Clique em cima de btnAcessar, dentro de PageLogin.jsp, e arraste o mouse até PagePrincipal.jsp, soltando-o. Clique em cima da linha desenhada para selecioná-la, pressione as teclas Control+R, e renomeie case1 para acessoLiberado, conforme mostra a figura abaixo.

Falta ainda criar o evento que será disparado quando o usuário clicar no botão para entrar no sistema. Clique com o botão direito do mouse em cima do botão btnAcessar e clique em Manipulador do Evento da Ação (Edit Action Event Handler). O Netbeans abrirá automaticamente o editor de código, posicionando o cursor dentro de um método recém-criado. Esse método executará o que deverá ser feito para processar a ação do usuário. Digite o seguinte código:

public String btnAcessar_action() {
JavaBahiaFacade facade = new JavaBahiaFacade();
Usuario uReq = getRequestBean1().getUsuario();
Usuario usuario = facade.obterUsuarioPorLoginSenha(uReq.getLogin(), uReq.getSenha()); if (usuario != null) {
getSessionBean1().setUsuarioLogado(usuario);
} else {
error("Não foi possível encontrar o usuário a partir do login/senha informado(s).");
}
return "acessoLiberado";
}

Volte ao editor visual da página PageLogin.jsp (clique no botão Design no topo da janela de código), clique com o botão direito do mouse em cima do botão btnLimpar e clique em Manipulador do Evento da Ação (Edit Action Event Handler). Digite o seguinte código:

public String btnLimpar_action() {
getRequestBean1().setUsuario(new Usuario());
return null;
}

Antes de acessarmos a nossa aplicação, teremos que inserir um registro na tabela Usuario do banco de dados.

INSERT INTO usuario VALUES('teste','teste','Usuário de Teste','teste@javabahia.dev.java.net');

Para os usuários mais avançados, já podem executar esse código, usando o Tomcat, e testar a autenticação. Aos usuários iniciantes, tenham um pouco de calma pois está chegando o grande final. No próximo post, mostrarei como executar esse código e terminaremos de construir nossa aplicação, criando as telas de interface para as entidades Empresa e Contrato. Até lá!

5 comentários:

Inácio Ferrarini disse...

Muito interessante!
Obrigado pela disponibilidade em criar um material com qualidade.

Grato,

Unknown disse...

Primeiramente devo agradecer pela disponibilidade deste tutorial, mas encontro um problema, sigo todos os passos corretamente e na hora de rodar o programa ele apresenta um erro coma descrição de que ocorreu um erro interno, se alguém poder me ajudar meu e-mail é:
cleber_ckl@yahoo.com.br
estou usando o netbeans 6.0.1 e sqlserver
ainda sou novo no uso de visual Web Javaserver Face

muito obrigado a quem poder me ajudar

Anônimo disse...

Alexandre parabens pelo post, ótimo tutorial, pra mim foi legal pra conhecer o netbeans e como utilizá-lo para desenvolvimento web. Só um detalhe para quem ta fazendo o tutorial na hora de vincular os dados do txtLogin e txtSenha se não aparecer o RequestBean1 e SessioBean1 na janela... é o seguinte: verifique onde foram criadas as variáveis usuario e usuarioLogado elas não devem estar dentro do método init() e sim logo após a declaração da classe.

Anônimo disse...

Olá a todos.

Fui seguindo esse excelente tutorial até que cheguei na parte que diz "... abaixo da seção Definição de Componentes Gerenciados (Managed Component Definitions), a seguinte linha: private Usuario usuarioLogado;"

Eu inseri essa linha, mas o NetBeans não faz a correção para a importação do pacote. Como foi possível importar esse pacote mesmo estando em projetos diferentes (um App e outro Web)?

Por favor, me digam onde estou errando.

Stribufuncio disse...

ola gostaria de saber como eh que faço pro netbeans apresentar uma tela de edição de jsp assim o meu so aparece o codigo fonte!