domingo, 1 de agosto de 2010

Tagged under: , , , , , , ,

Agile & Open Source & Bazedral

Foi na 2a edição do Maré de Agilidade, realizada em março/2009 em Salvador, que comecei minhas experiencias com Agile, aprendendo com pessoas extremamente experientes, competentes e prestativas. O JavaBahia começava a ampliar seus horizontes, a interagir com outros mundos, era lançada a pedra fundamental do que viria a ser o LinguÁgil, que chega a sua 2a edição em setembro próximo.

Na mesma época eu mudava de função no Serpro, passando a liderar o time técnico do Framework Demoiselle. Nada mais oportuno: trabalhar com Open Source, numa equipe nova, pequena (porém distribuída) e motivada, diretamente com Java e tendo a oportunidade de experimentar novas formas de desenvolvimento usando Agile. Juntar a fome com a vontade de comer. Maravilha.

A palestra Agile & Open Source - A Experiência do Framework Demoiselle, apresentada no FISL11, conta um pouco desta caminhada. Posso dizer que o prazer de trabalhar usando Agile nos faz (falo por mim e pela equipe) significa satisfação, alegria, bons resultados e muito aprendizado. Taí o slidecast, compartilhado com vocês.
Conviver com essa filosofia ágil tem me feito avançar nos estudos sobre trabalho colaborativo, que venho compartilhando no blog bazedral.blogspot.com, por isso aproveito também para colocar aqui os slides da palestra Bazedral - Pensamentos e Dicas para uma Empresa mais Colaborativa, também realizada no FISL. Essa ainda está sem áudio, mas em breve a TV Software Livre disponibilizará video.

0 comentários: