terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tagged under:

JavaOne 2016 - 1 Dia



Opa, você tá sabendo que tá rolando lá em São Francisco entre os dias 19 e 22 de Setembro o maior evento de Java do planeta a tão falada JavaOne?

Você não sabia e perdeu o primeiro dia do evento?

Não se preocupe, nós do JavaBahia estamos ligados no evento e nesse post vamos ter uma breve introdução sobre cada apresentação e claro o link do video da mesma, graças a boas ideias podemos assistir tudo o que tá rolando do sofá de nossas casas, todas as apresentações estão sendo públicas por streaming no Youtube. Lembrando que todas as apresentações da JavaOne estão em inglês e não possuem legenda.

Caso você queria estar acompanhar de mais perto então entre no Twitter e procure por #JavaOne, @javaoneconf ou @javabahia.

O que rolou na Ballroom 4?

1º - Learn Java 8: Lambdas and Functional Programming

Henri Tremblay abriu nosso dia apresentando para a comunidade as mudanças que ocorreram na linguagem com a chegada do Java 8 e como trabalhar com o Paradigma Funcional no Java, tudo isso com vários exemplos codificados durante a apresentação.



2º - JDK 9 Language, Tooling, and Library Features

Depois foi a vez do Joseph Darcy nos apresentar o projeto Jigsaw e como o Java 9 estar se adaptando para trabalhar com modularidade. O javac não ficou de fora do evento e foi apresentado como essa ferramenta vai poder realizar um cross-compile para versões mais velhas do Java e como foi melhorado o suporte a inferência de tipos. Joseph Darcy também apresentou como vamos poder utilizar o Javadoc daqui pra frente que estar recebendo suporte ao HTML5 e uma caixa de pesquisa.



3º - Prepare for JDK 9

Para complementar a apresentação do Joseph, Alan Bateman nos apresentou os benefícios que o Java 9 trará a linguagem com o suporte a modularização. Além de nos mostrar APIs que ficaram depreciadas, APIs que sofreram modificações e as que ficaram intactas. Esta apresentação nos mostrou como preparar nosso código para JDK 9 e o que vai estar disponível para nos ajudar nessa migração.


4º - Introduction to Modular Development

Sim! Mais uma apresentação do Alan Bateman, na verdade essa apresentação é um complemento da anterior. Só que agora ele nos explica o conceito e o porquê de se trabalhar com sistemas modularizados, além de nos apresentar um exemplo de como modularizar nossa aplicação, realizar testes e executar.



5º - Using Oracle Java Flight Recorder in an Autonomous Robotic Vehicle

Não assistir essa sessão quando ela começou eu resolvi ir para Ballroom 6. Mas caso você tenha interesse em saber como o Java vai trabalhar com a IoT, como é possível obter uma quantidade significativa de dados de sensores, então essa sessão é pra você porque aqui foi mostrado como usar o Oracle Java Flight Recorder com recursos escassos e onde a sobrecarga pode causar problemas significativos.



6º - Advanced Modular Development

Se as 3 primeiras sessões foram interessantes para entendermos como chegamos no
Java 9, essa daqui foi muito útil para nos mostrar como podemos desenvolver bibliotecas, aplicações modulares e o mais uma vez foi apresentada uma forma de pegarmos nosso código e migra-lo. O diferencial dessa apresentação foi poder entender quais os desafios nos aguardam nesse tipo de projeto, além de nos mostrar como podemos desenvolver uma biblioteca sem esperar que a biblioteca que dependemos já estava adaptada aos sistemas modulares.



7º - Using Type Annotations to Improve Your Code

Essa aqui era a apresentação mais esperada por mim, mas infelizmente não consegui achar o streaming dela :(
O motivo do meu interesse era por essa apresentação era pra aprender como o Java 8 nos fornece o poder de adicionar anotações para diversos usos no nosso sistema.

E na Ballroom 6 aconteceu o que?

1º - Rapid Development Tools for Java EE 8
Uma apresentação bem interessante que assistir antes de ir dormir. Nela foi mostrado como o NetBeans IDE evoluiu e passou a trazer velocidade no desenvolvimento de aplicações Java EE, sendo totalmente viável criar uma nova aplicação do zero em poucos minutos sem a chatice de muitas configurações.



2º - Developing Java Applications with Eclipse Neon
Mais uma apresentação que preciso assistir, utilizo o Eclipse IDE no meu dia a dia e estou evitando migrar para o Neon, nessa sessão foi apresentada alguns dos novos recursos da IDE e levantamentos de outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas para aprimorar a estrutura de projetos, execução e ferramentas de modelagem.



3º - Docker Support in NetBeans, Eclipse, and IntelliJ

O Docker tá bombando, se tornou um dos tópicos mais abordados nos últimos meses. Era meio óbvio que ele estaria presente de alguma forma na JavaOne, essa apresentação nos apresentou como o Docker está preparado para trabalhar em conjunto com as três IDEs mais utilizadas para desenvolvimento em Java



4º - JUnit5: Features, Architecture, and Extensibility

Esse foi só o primeiro dia de evento e a minha lista do que vou assistir só faz aumentar. O JUnit é uma importante ferramenta pro mundo Java quando a gente fala em realizar testes unitários, nessa apresentação foi mostrado como podemos atualizar nossos testes para atender as necessidades do Lambda. Outras coisas interessantes que foram mostradas é a maneira de preparar os testes para uma arquitetura modularizada. Tudo isso com exemplos bem práticos, então é ta ai mais uma apresentação pra minha lista.



5º - Introduction to Troubleshooting in JDK 9: Serviceability Tools Are Your Friends

OpenJDK possui várias ferramentas para depuração e solução de problemas como por exemplo jmap, jstat e o jdb. Agora com o JDK 9, essas ferramentas têm obtido novas funcionalidades. Nessa apresentação podemos aprender como utilizar essas ferramentas para solução de problemas, pelo que li no Twitter ela foi um campo de treinamento sobre como solucionar problemas no JDK 9.



6º - Automated Tuning of the JVM with Bayesian Optimization

Sem interesses da minha parte aqui… Mas para aqueles que curtem ajustar e modificar a JVM para ficarem automatizadas aos seus sistemas, recomendo que assistam e vejam como utilizar a metodologia de otimização Bayesiana.



7º - Java 9 Module System Support in the NetBeans IDE

Olha o NetBeans IDE aparecendo novamente, infelizmente não achei o link desta apresentação, não tenho informações do que aconteceu por aqui.

8º - Tools for High-Performance Polyglot Programming on the JVM

Outra apresentação que fiquei sem link e sem informações, foi mal galera :(

Bem esse post foi um resumo do que eu conheci acompanhar no primeiro dia do evento, infelizmente as salas Cyrill Magnin II/III e Embarcadero vão ficar de fora desse post, porque não sei o que aconteceu nelas.

Se alguém tem alguma informação e quiser compartilhar, me procura por favor :)

 

0 comentários: