domingo, 7 de dezembro de 2008

Tagged under:

IV Natal Java Day - Nordeste com força total

No último dia 22/11 tive a honra de participar do IV Natal Java Day, convidado pelo Grupo JavaRN para ministrar uma palestra sobre Java, Software Livre e Governo. Eu já tinha idéia do potencial do JavaRN, afinal um dos seus membros, Ulisses Telemaco (que morou na Bahia de 2005 a 2007), foi responsável junto comigo pela retomada do JavaBahia. O Natal Java Day impressiona pela organização, quantidade de participantes e nível técnico das palestras.

Feito com Slideshow Embed Tool

Para mim foi excelente estar em contato com pessoas importante no cenário Java nordestino (e brasileiro), como Gleydson Lima, líder do JavaRN, que palestrou sobre JVM Internal ToolsRodrigo Rebouças (PBJUG), que ministrou uma palestra sensacional sobre Computação nas Nuves, e mais 3 do CEJUG: Handerson Frota, que falou de DWR e fez uma cobertura em tempo real on-line do evento em seu blogRafael Ponte, e os 10 maus hábitos dos desenvolvedores JSFChristiano Milfont, que falou sobre OpenSocial e a padronização das redes sociais. Outras palestras foram também muito boas, com destaque para o Ricardo Wendell, que apresentou o Groovy usando slides muito bem preparados e uma didática impecável, e Raoni Kuleska, que falou sobre o OpenGinga, uma implementação de código aberto do Ginga, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital. solução criativa e inovadora que coloca o Brasil na ponta tecnológica da TV Digital, o que muito nos enche de orgulho.


Final do evento - organizadores e alguns dos palestrantes

Líderes dos JUGs de Natal, Paraíba, Ceará e Bahia estavam lá representados. Começarmos a penar num evento integrado com os jugs do nordeste no próximo ano, o que seria sensacional. Em nome de Gleydson Lima e Victor Hugo (e sua simpática esposa, Flor) gostaria de parabenizar o JavaRN pelo excelente evento e agradecer o convite e o tratamento "de primeira" comigo e com o JavaBahia. Foi uma oportunidade única de conhecer pessoas muito legais, além de ter uma breve idéia da bela cidade de Natal. Por tantos motivos, fiquei com gosto de quero mais!

2 comentários:

Rafael Ponte disse...

O evento realmente foi fantástico, e acredito que próximo ano, nós todos nos encontraremos lá novamente.

Foi um prazer conhecer tantas pessoas e profissionais neste evento e claro, na after hours.

Abraços e que o Jug do Nordeste surja para fortalecermos o Java na região!

Handerson Frota disse...

O Evento foi realmente espetacular. Posso dizer que foi melhor do que o do ano passado, principalmente em networking pois conheci várias pessoas bacanas.

Abraços e ano que vem estaremos lá novamente ;)

Vlw Serge vc eh o cara ;)

"Furo olho" huahauhau ;P