sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tagged under: , ,

JavaOne 2009 - 4o Dia



A General Session de encerramento do JavaOne (video acima) é praticamente tão esperada quanto a de abertura. O James Gosling's Toy Show tradicionalmente mostra coisas interessantíssimas feitas com a tecnlologia Java, enquanto vai entregando os Duke's Awards para cada um dos ganhadores deste ano, que vão desde ferramentas de cobertura de testes/integração contínua (Clover, da Atlassian) até ferramenta completa de monitoração de satélites (ND Sat Com) construída em cima da Plataforma NetBeans. Gostei de 3 exemplos envolvendo a niversidade: a) Uma competição de robótica baseada em Java e NetBeans (quem disse que só dá para usar C++ ? Com Java + NetBeans pode-se até fazer debug direto no robô!), estimulando o interesse de jovens para o mundo da engenharia (saiba mais em usfirst.org); b) Uma impressora/leitora/tabuladora de questionários com software Java feita por estudantes de uma universidade da Hungria, apresentada pelos vencedores de uma competição estudantil. Serviria, por exemplo, para tabular com muita rapidez os resultados de uma prova de múltipla escolha: primeiro deve-se "informar" a impressora quais as respostas corretas (através de um papel que é escaneado); depois cada folha de respostas seria escaneada em alta velocidade (até 2600 páginas por hora) e os resultados tabulados. c) BlueJ, ferramenta open source útil para ensino de orientação a objetos.

Gostei também de duas demos: 1) Uma exibição mais detalhada do JavaFX Authoring Tool, que já havia aparecido em outras sessions. Veja nesse link informações e video para perceber o quanto o desenvolvimento de aplicaçòes multimidia com GUIs de qualidade podem ser simplificados. 2) Angela Caicedo (ele já esteve em Salvador, no TechDays JUGs Edition 2006), que se inspirou no filme Minority Report e em sua filha pequena para criar uma espécie de tela virtual que permite usar uma luva para desenhar na parede usando uma interface bem legal feita com JavaFX. Ao final da GS, os funcionários da Sun presentes subiram ao palco (sem nenhum clima de festa...) para tirar fotos.



À tarde fui prestigiar os brasileiros Clayton Chagas e Magno Cavalcante na sessão sobre o sistema brasilieiro de TV Digital. Uma boa esplanação técnica com destaque para a aplicação de exemplo "escolha a mulher mais bonita do carnaval" (foto), que arrancou algumas risadas da platéia. Minha última sessão foi com Tonni Epple e Geertjan Wilienga, sobre como portar aplicações existentea para a NetBeans Platform. Leitor assíduo do blog de Geerjan, dei uma de fã e fui conversar com ele (que fim do mês estará no Brasil, participando do FISL) e tirar uma foto.



O JavaOne reune uma quantidade absurda de conhecimento sobre diversas áreas de interesse relacionadas a tecnologia Java. Todos os videos das General Sessions, assim como os slides (em breve, também os áudios) das sessões técnicas, estão disponiveis gratuitamente. Recomendo fortemente considerar CommunityOne e JavaOne como uma excelente fonte de busca. Nesse link é possível procurar sessões do CommunityOne 2009 por palavras chave, trilha, tipo de sessão, dia ou nome do autor (observe que o PDF pode ser acessado usando usuário e senha contentbuilder e doc789 respectivamente); Para ter uma idéia, a busca por javafx retorna 57 registros, boa parte já com PDF disponíveis. As sessões do JavaOne 2009 podem ser acessadas neste endereço (requer registro gratuito no Sun Developer Network - SDN).



Bom pessoal, com um certo ar de melancolia (não sabemos se, nem quando, haverá um próximo), assim terminou mais um JavaOne. Conheci gente legal, aprendi bastante, andei um bocado, me diverti. Tenho orgulho de mais uma vez representar o JavaBahia, o Serpro e nosso país nesse evento indescritivelmente único. Obrigado a todos que acompanharam o blog e o twitter. Sejam felizes e, homenageando meu amigo Daniel deOliveira (que esse ano não pôde estar presente), BONS CÓDIGOS!!!

Veja relação completa de Java Champions e JUG Leaders em
java-champions.dev.java.net

1 comentários:

Camilo Lopes disse...

opa! Serge,

Vi seu nome la no evento da UESB, http://jequie.uesb.br/sisb/programacao.html

Estarei por la tb, pena que em dias diferente do seu. Venho sempre acompanhando o blog,e curtindo de longe o JavaOne atraves de seus posts. Infelizmente nao conseguir ter na minha agenda um dia disponivel para assistir sua palestra no SISB.
abraco,